Lula se reúne com Luis Arce nesta terça em Santa Cruz de la Sierra

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta terça-feira (9) com o presidente da Bolívia, Luis Arce. O encontro está previsto para as 10h (horário local) na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, onde Lula desembarcou na noite dessa segunda-feira (9). Antes, os dois presidentes participaram da Cúpula do Mercosul, no Paraguai, onde Arce formalizou a adesão da Bolívia ao bloco.
Esta é a primeira vez que Lula visita o país vizinho neste terceiro mandato. Já o presidente da Bolívia esteve no Brasil quatro vezes ao longo do último ano. A reunião restrita entre Lula e Arce será seguida de reunião ampliada com autoridades e parte da delegação brasileira que está na Bolívia. Depois, Lula participa de cerimônia de assinatura de atos e faz declaração conjunta à imprensa.
Entre os temas a serem tratados nos encontros, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), estão o combate ao tráfico de pessoas e ao narcotráfico; o acesso de brasileiros que vivem no país vizinho aos serviços de saúde pública; uma possível mudança de cota na usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira; e a construção de uma ponte binacional em Guajará-Mirim (RO).
Na parte da tarde, o presidente brasileiro participa de encontro com empresários. “A visita reforça a proximidade de laços entre os dois países e faz parte do esforço brasileiro na reconstrução das relações bilaterais”, destacou a Secom.
“Depois de participar da Cúpula do Mercosul, no Paraguai, cheguei a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde fui recebido por lideranças de movimentos sociais. Queremos fortalecer as relações entre nossos países e também a integração regional”, escreveu Lula em seu perfil na rede social X.
Edição: Graça Adjuto
Economista Márcio Pochmann alerta que informações estratégicas estão em posse de grandes corporações estrangeiras e que falta de integração entre os cadastros no Brasil.
Entre os temas a serem tratados pelos dois presidentes estão o combate ao tráfico de pessoas e ao narcotráfico e o acesso de brasileiros que vivem no país vizinho a serviços de saúde pública.
De acordo com relatório da Comissão Nacional das Contas de Campanha e das Finanças Políticas, candidata do partido francês de extrema-direita União Nacional teria recebido empréstimo irregular.
Mandados estão sendo cumpridos nos dois estados, além do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Até as 8h30 desta terça-feira, nove pessoas já tinham sido presas.
Durante as diligências, policiais identificaram organização estruturada, composta por traficantes de animais, apoio logístico, intermediadores e compradores em todo o sul e sudeste brasileiro.
Nessa segunda-feira, ataques russos contra cidades ucranianas deixaram pelo menos 37 mortos e 150 feridos, incluindo a unidade infantil em Kiev.
Denis Macedo é investigado por desvio de cerca de R$ 6,1 milhões destinados à compra de merendas escolares do município da Baixada Fluminense. Também é apurado esquema de lavagem de dinheiro.
Instituição, que será um dos legados da COP30 na capital paraense, em 2025, vai unir conhecimento científico e saberes tradicionais da região.
Assessora política do Inesc, Cléo Manhas diz que rigidez das regras fiscais atrapalhou o ensino público no Brasil entre os anos de 2019 e 2023.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google