Lula irá ao Rio Grande do Sul após temporais no estado

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (1º) que irá ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2) por causa das chuvas que atingem o estado. 
“Eu estou pensando em ir amanhã ao Rio Grande do Sul para que a gente possa ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo”, disse o presidente em telefonema com o governador Eduardo Leite, divulgado nas redes sociais de Lula. 
As fortes chuvas já causaram dez mortes, e 21 pessoas estão desaparecidas. Conforme a Defesa Civil, 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.
A prioridade é o resgate de famílias ilhadas. Na conversa, Lula disse que oito helicópteros das Forças Armadas estão prontos para apoiar ações de resgate, porém não conseguem decolar em razão do tempo no estado. 
“Os helicópteros já estão preparados para ir ao Rio Grande do Sul assim que o teto permitir”, disse Lula. 
A primeira conversa entre Lula e Eduardo Leite ocorreu ontem (30), quando o governador gaúcho solicitou apoio do governo federal. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionada e colocou dois helicópteros à disposição. De acordo com a FAB, uma família foi resgatada de uma casa que estava ficando submersa na região de Candelária e levada até Santa Cruz. Porém, não houve condições das aeronaves decolarem de Santa Maria por causa do tempo. Até o momento, foram resgatadas sete pessoas.
O presidente garantiu ainda o envio de mais homens para ajudar a população. De acordo com o Ministério da Defesa, 335 militares participam das ações de apoio à população gaúcha atingida pelas fortes chuvas, no resgate de pessoas ilhadas, na distribuição de água, alimentos e donativos, na recuperação de infraestrutura danificada, na montagem de barracas para  desabrigados e fornecimento de colchões. Foram disponibilizados também 12 embarcações, cinco helicópteros e 43 viaturas.
O governador Eduardo Leite afirmou que a previsão é de a forte chuva continuar até sexta-feira (3), dar uma trégua no final de semana e voltar nos dias seguintes. “Temos um quadro difícil pelos próximos dias”, disse. 
Edição: Carolina Pimentel
Eduardo Leite pede ajuda e que população deixe áreas com risco de enchentes. Dez pessoas já morreram e 21 estão desaparecidas. Previsão é de temporal até o final de semana. 
Em nova conversa com governador Eduardo Leite, presidente disse que oito helicópteros das Forças Armadas estão prontos para decolar, porém dependem de melhora no tempo.
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destacou que esta foi a primeira vez que o tema da integridade da informação foi pautado em um evento do G20, que este ano está sendo presidido pelo Brasil.
Estado sofre com fortes temporais desde o início da semana. Previsão é de chuva forte até sexta-feira (3). Provas do certame serão aplicadas no domingo (5). 
Outra modalidade na qual o Brasil garantiu atletas nos Jogos de Paris foi o badminton. As vagas foram conquistadas por Ygor Coelho e por Juliana Viana.
No local, o público participou de oficinas, como inscrição para 4,5 mil vagas de cursos profissionalizantes, simulações de aposentadoria, além de se candidatarem a oportunidades de emprego.
Instituição manteve a nota em Ba2, mas mudou a perspectiva da avaliação de “estável” para “positiva”, sinalizando que pode elevar esse nível no futuro.
Quarenta e cinco pessoas foram presas. Tropa de choque usou gás lacrimogêneo e cassetetes para dispersar multidão.
Pedro Fernando Nery visitou oito localidades, nas cinco regiões do país, para entender as diferenças de renda e sociais entre os brasileiros.
O confronto, que abriu a disputa da 8ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino, contou com a transmissão ao vivo da TV Brasil.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.