Lula cobra ação da Vale sobre vítimas do rompimento de barragens em MG
Ex.Saúde, Presidente, Governo
Durante evento em Belo Horizonte nesta sexta-feira (2), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou da mineradora Vale reparação pelos danos causados pelo rompimento de barragens em Brumadinho (MG), em 2019, e em Mariana (MG), em 2015.

“Conheço a Mina do Vale do Rio Doce. Quero visitar porque quero ver o estrago que a Vale fez na cidade de Brumadinho. Quero ver o que foi feito em Mariana. O estrago que fez no rio, se vai recuperar. A Vale está muito quietinha e ela sabe que tem que pagar”, disse.
Mais cedo, em entrevista ao jornal mineiro O Tempo, Lula já havia criticado a mineradora. “Estou predisposto a negociar a dívida da Vale. Não com Minas Gerais. A dívida do povo da região, que foi solapada pelas barragens”.
“Aquele povo tem que receber as suas casas. Aquele povo tem que receber indenização. O rio tem que ser recuperado. E a Vale está lá, com o dinheiro aplicado, sem querer pagar. Vamos fazer acordo para que a Vale pague essa dívida e a gente zere os nossos problemas em Minas Gerais.”
“Cobrei do ministro [de Minas e Energia] Alexandre Silveira. Quero saber como está o acordo da Vale. Ele me disse que está 90% resolvido e que vai me apresentar na semana que vem ou na outra para a gente bater o martelo e fechar esse acordo.”
Edição: Aline Leal
Com representatividade e identidade, ópera a céu aberto aquece a economia local, com investimento direto de R$ 65 milhões em três dias de festa.
A escultura dos Agitos – símbolo do movimento paralímpico -, instalada a 44m de altura, dá boas vindas ao evento. Em latim, agito significa “eu me movo”. A abertura da competição será em 28 de agosto.
“A Vale está muito quietinha e ela sabe que tem que pagar”, disse o presidente, em visita a Belo Horizonte.
Magistrado entendeu que suspensão do uso do livro, do cartunista Ziraldo, configurava censura. Governo municipal havia atendido o pedido de um grupo de pais.
Coordenador-geral de Acompanhamento de Parcerias da secretaria, Hiago Mendes, diz que a falta de dados confiáveis dificultou a formulação das primeiras políticas públicas da pasta.
Parte do acervo da Presidência da República, o relógio destruído pelo réu foi fabricado por um renomado relojoeiro francês e trazido ao Brasil pelo imperador Dom João VI em 1808.
Dados da OMS indicam que a taxa de letalidade pela nova variante 1b na África Central chega a ser de mais de 10% entre crianças pequenas.
“Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil”, informou o Ministério da Fazenda.
Não há necessidade de os juros estarem desse tamanho, disse o presidente, em entrevista ao jornal O tempo, de Belo Horizonte. “A inflação está controlada, em 4%, dentro da meta”.
Ex-diretora continua foragida no exterior. Os ex-diretores da empresa Americanas S.A são acusados de participação em fraudes contábeis que chegam a R$ 25,3 bilhões, diz Polícia Federal.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google