Lewandowski vai a Mossoró acompanhar busca por fugitivos de presídio

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP) Ricardo Lewandowski irá na manhã deste domingo (17) para Mossoró (RN) acompanhar a operação de recaptura de dois fugitivos da Penitenciária Federal de segurança máxima localizada no município. A operação está sendo realizada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Rio Grande do Norte, e pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que congregam as policiais federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada.
O ministro sairá de Brasília às 7h e irá acompanhado do diretor-geral em exercício da Polícia Federal, Gustavo Souza. Lewandowski pretende se reunir com os chefes das equipes que estão à frente das buscas dos dois fugitivos. Ele se encontrará também com o titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, que está na cidade potiguar desde quarta-feira (14), data da fuga.
Os dois fugitivos, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, foram os primeiros detentos a escapar de um presídio federal, considerado de segurança máxima. O sistema foi criado em 2006. Eles fugiram na última quarta-feira (14). 
Os dois fizeram uma família refém na noite desta sexta-feira (16), roubaram celulares e comida. As informações foram confirmadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). De acordo com a pasta, o local fica a três quilômetros, aproximadamente, do presídio federal de Mossoró.
A operação para capturá-los mobiliza cerca de 300 agentes federais, drones e três helicópteros. A forma como ambos escaparam está sendo investigada. Um buraco foi encontrado em uma parede, e suspeita-se que eles tenham usado ferramentas destinadas a uma obra interna.
Segundo o MJSP, há duas investigações em curso. Uma delas, de caráter administrativo,  liderada pelo Senappen, apura as responsabilidades da fuga e pode levar a um processo administrativo. Também há um inquérito no âmbito da Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades de natureza criminal das pessoas que, eventualmente, facilitaram a fuga dos dois detentos da penitenciária.
Edição: Juliana Cézar Nunes
Eles buscam desenvolvimento e participação regional na economia global. Os debates marcaram a 37ª Cúpula da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia.
Policial prenderam homem negro que teria sofrido ameaça de homicídio de um homem branco que portava uma faca. Testemunhas apontam abordagem violenta e racista.
O Exército de Israel informou que estava caçando militantes no hospital e que havia detido 100 suspeitos no local e matado homens armados perto da unidade de saúde.  
A competição será disputada entre os dias 15 e 18 de agosto no Memorial da América Latina. Esta é a primeira vez na história que o Brasil sedia a competição.
Mais de 1,8 milhão de candidatos concluíram registro até sexta-feira. O Concurso Único Nacional, o chamado Enem dos Concursos, vai selecionar, de uma só vez, 6.640 servidores. A prova será no dia 5 de maio.
Uma das ideias é usar estações disseminadoras de larvicidas – potes pretos com água, forrados com pano da mesma cor, contendo pó de uma substância que mata larvas do mosquito e interrompe sua multiplicação.
Decreto autoriza a entrada forçada em imóveis públicos ou particulares vagos, não habitados ou abandonados. Essa ação poderá ser feita sem a necessidade prévia de autorização dos proprietários.
Os dois fugitivos, Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, foram os primeiros detentos a escapar de um presídio federal, considerado de segurança máxima. O sistema foi criado em 2006.
A brasileira alcançou o título após derrotar as norte-americanas Desirae Krawczyk e Caroline Dolehide por 2 sets a 0 ao lado da holandesa Demi Schuurs.
Presente à cerimônia de abertura da 37ª Cúpula da União Africana, o presidente Lula também condenou a “desproporcional” retaliação israelense aos ataques terroristas do Hamas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.