Krenak recebe homenagem da França pela defesa dos povos originários

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ativista do movimento socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas Ailton Krenak recebeu nesta segunda-feira (13) da Embaixada da França a insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra. A homenagem é um reconhecimento do governo francês pelo trabalho de Krenak na defesa dos povos originários.
Segundo a Embaixada da França, a condecoração reforça o compromisso do país com a defesa dos povos originários e do meio ambiente, tema prioritário da cooperação entre França e Brasil.
Ao ser homenageado com a mais alta honraria francesa, Ailton Krenak fez uma referência ao lema da bandeira do país (liberdade, igualdade e fraternidade), mas como um chamado a olharmos para as diferenças e para a diversidade de vidas no planeta Terra.
Ele disse também que em vez de caminhada e das marchas humanas, devemos participar de uma dança cósmica que agrega ciência, conhecimento e cultura. “Precisamos pelo menos ser capazes de dançar, em vez de sapatear no planeta”
O embaixador Emmanuel Lenain destacou a importância de Krenak também na literatura. “Você não é apenas um grande representante indígena, você também é um intelectual do qual admiramos muito as obras artísticas e literárias”.
Ailton Krenak participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, e contribuiu para a criação da União das Nações Indígenas (UNI). Também teve papel fundamental na conquista dos direitos indígenas na Constituinte de 1988.
“Ter o reconhecimento da república francesa à contribuição que a minha presença, a minha obra, minha fala, minha escrita e minha presença cidadã expressa é uma alegria muito grande. Meu coração fica profundamente tocado”, comemorou o homenageado.
Krenak é filósofo, professor, escritor e poeta e foi o primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras. Seu livro “Ideias para adiar o fim do mundo” foi traduzido para o francês em 2020.
Edição: Sabrina Craide
A equipe comandada pelo técnico argentino Luis Zubeldía derrotou o time de Fernando Diniz por 2 a 1 para chegar aos 10 pontos e assumir a 5ª posição da classificação.
Com níveis dos rios voltando a subir, Polícia Rodoviária Federal (PRF) avalia segurança de trechos que haviam sido liberados.
Resultado foi 23% menor em comparação ao 4º trimestre de 2023. Desvalorização cambial e menor venda de óleo e derivados influenciaram, conforme companhia.
Presidente do STF ressalta que proteção ao meio ambiente é uma questão de direito à vida.
A cada dez vítimas, seis foram agredidas por parentes ou conhecidos, conforme estudo.
Condecoração reforça o compromisso do país com a defesa dos povos originários e do meio ambiente, tema prioritário da cooperação entre França e Brasil.
O campeão olímpico conquistou duas medalhas de ouro em Szeged (Hungria): na prova do C1 1000 metros, categoria que está nos Jogos de Paris, e na disputa do C1 500 metros.
Evento é realizado na região do Bixiga, em São Paulo, região onde existiu o Quilombo Saracura. Segundo o grupo, o ato simbólico é também um ato político, já que denuncia a falsa abolição.
Defesa Civil diz que muitas famílias conseguiram voltar para casa ou estão indo para moradias de parentes e amigos. Mais de meio milhão de pessoas estão desalojadas no estado.
Vinte clubes estão na Série B. A disputa, que vai até novembro, vale vaga na Série A e na Copa do Brasil. Dos 380 jogos da competição, a TV Brasil selecionará três por rodada.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google