Justiça proíbe apreensão sem motivo de crianças e adolescentes no Rio

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Justiça do Rio de Janeiro proibiu que a prefeitura e o estado apreendam crianças e adolescentes ou os conduzam à delegacia, apenas para verificação. O juízo da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso determina que a apreensão seja feita apenas em situações de flagrante de ato infracional ou por ordem de autoridade judicial competente. 
A decisão também impede que as crianças e jovens sejam levados a centrais de acolhimento, sem decisão judicial ou necessidade de medida protetiva de urgência. 
O pedido foi feito pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), em ação civil pública em que denuncia a condução desmotivada de adolescentes a uma central de acolhimento, por agentes da Operação Verão. 
A operação tem o objetivo de aumentar a segurança na orla carioca durante o período de primavera e verão. Mas, segundo o MPRJ, dos mais de 80 adolescentes encaminhados à central de acolhimento, em apenas um caso os agentes apresentaram motivo para a apreensão. 
“Importante que o estado e o município do Rio de Janeiro se mobilizem para garantir a segurança de todos na praia e no acesso a ela, mas sem violar direitos sem incentivar mais violência. Os moradores das periferias pardos e negros, crianças e adolescentes, devem ter garantido o seu direito de desfrutar das praias como todos os outros, cabendo ao estado e município assegurar o ir e vir seguro a todos”, escreveu a juíza Lysia Maria Mesquita, em seu despacho de 11 de dezembro. 
A juíza também determinou que duas centrais de acolhimento encaminhem à Justiça relatórios sobre os adolescentes levados à força durante a Operação Verão. Estado e prefeitura também terão que informar, em dez dias, seus planos de segurança e abordagem social para o período de verão, que não violem os direitos das crianças e dos adolescentes. 
Por meio de suas redes sociais, o governador fluminense, Cláudio Castro, criticou a decisão judicial e afirmou que irá recorrer. “Acato e respeito a decisão da Justiça que proibiu as polícias de trabalharem de forma preventiva na Operação Verão – orla das praias. Vamos recorrer porque a decisão está errada. O princípio fundamental da segurança pública é a prevenção, que foi sequestrada nesta decisão”, escreveu Castro. 
Edição: Graça Adjuto
Operação visa a aumentar a segurança na orla carioca. Decisão também impede que sejam levadas a central de acolhimento sem decisão judicial.
Para garantir a segurança do funcionamento e o melhor desempenho, foram feitas mais de cinco mil tarefas. Previsão é que unidade alcance 100% de potência nos próximos dias.
Expectativa é que número cresça com recente aprovação do Projeto de Lei dos Agrotóxicos pelo Senado, caso seja sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Até as 18h, umidade do ar vai variar entre 20% e 12% na Bahia, Minas Gerais, Goiás e no Distrito Federal. Inmet orienta a buscar informações na Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros.
Jean Lima estava no cargo interinamente. Maíra Bittencourt assumirá como diretora-geral da EBC. Dirigentes terão mandato até 30 de outubro de 2025.
Partidos alegam que ex-juiz fez gastos excessivos antes de oficializar candidatura ao Senado, quando ainda pretendia se candidatar à Presidência da República, desequilibrando disputa.
Nas buscas aéreas foram localizadas maquinários e petrechos utilizados pelos criminosos, muitos dos quais estavam escondidos nas matas, diz PF.
Fortes chuvas e neve em muitas partes do país afetaram o fornecimento de energia, os transportes e a vida das pessoas, informou a agência de notícias oficial Xinhua.
Previsão é de que consumo inicie tendência de queda a partir de 2024. Uso em 2023 foi maior na China, com 220 milhões de toneladas a mais em relação a 2022.
Até agora, esse é o maior conjunto de ações penais julgadas simultaneamente. Supremo já condenou 30 pessoas por envolvimento com os atos antidemocráticos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.