Justiça manda reativar serviço de aborto legal em hospital de SP
Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Justiça de São Paulo determinou que a prefeitura da capital paulista reative o serviço de aborto legal no Hospital Vila Nova Cachoeirinha, localizado na zona norte da cidade e considerado unidade de referência no procedimento. A decisão tomada nesta quarta-feira (17) atende a ação popular movida pela deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL) e pelo vereador Celso Giannazi (PSOL).
O município informou, em nota, que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi notificada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) sobre a liminar em questão e está à disposição da Justiça para prestar todos os esclarecimentos necessários. No entanto, a prefeitura não informou a data que pretende cumprir a decisão.
O juiz Adler Batista Oliveira Nobre determinou ainda que a prefeitura promova “busca ativa para que todas as pacientes que tiveram o procedimento cancelado sejam atendidas com brevidade”.
Como alternativa à reativação do serviço no Hospital Vila Nova Cachoeirinha, o juiz deu a opção de que a prefeitura encaminhe para outras unidades tanto novas pacientes como aquelas que tiveram o aborto legal cancelado, sem limitação de idade gestacional e sem encarregar a própria paciente de providenciar o agendamento.
O município tem cinco dias para informar qual opção será adotada. Em caso de descumprimento, a multa diária foi fixada em R$ 50 mil.
Segundo a prefeitura, a suspensão do procedimento em dezembro do ano passado foi uma “reorganização” com objetivo de realizar no local mutirões de cirurgia, como de endometriose e histerectomia, e outros procedimentos envolvendo a saúde da mulher a fim de atender à demanda necessária.
Edição: Aline Leal
Pequenos empresários precisam de orientação para retomar as atividades após eventos climáticos, aponta Sebrae.
Receita Federal suspendeu na quarta-feira (18) a imunidade tributária sobre salários de líderes religiosos, como pastores e ministros de igrejas evangélicas.
As comportas não estão funcionando e, como não tem tido manutenção no sistema nos últimos dez anos, a infraestrutura implantada ficou inoperante, explicou professor da Coppe.
Moradores de uma vila próxima aos garimpos ilegais bloquearam uma via de acesso a Parauapebas, em protesto contra a ação repressiva, apesar do forte aparato policial.
Policiais militares patrulhavam a rodovia quando viram um caminhão guincho carregado com um carro. Dois homens estavam no carro e a droga foi encontrada no assoalho do veículo.
Plano Diretor permitia abertura de clubes e estandes de tiro, exceto em áreas residenciais, de conservação ambiental ou em favelas, observado o distanciamento mínimo de escolas.
Empresa Joyo Tecnologia Brasil, responsável pelo Kwai no país, e empresas de publicidade que prestam serviços à plataforma foram oficiadas para prestar esclarecimentos.
Planalto diz que Parque Tecnológico Aeroespacial será um ambiente voltado para pesquisas avançadas e para promoção da inovação no campo aeroespacial, e formação de mão de obra.
No Rio de Janeiro, que enfrentou temporais no último fim de semana, a Secretaria de Saúde recomenda atenção a sintomas como febre alta, calafrios, dor no corpo e diarreia.
Mandado foi cumprido na 24ª fase da Operação Lesa Pátria, deflagrada para identificar mentores e responsáveis por planejar, financiar e incitar os atos antidemocráticos de dia 8 de janeiro de 2023.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google