Justiça Federal determina retorno de Adélio Bispo a Minas Gerais

Ex.Saúde, Presidente, Governo
 A 5ª Vara Federal em Campo Grande determinou, em decisão publicada nesta quarta-feira (21) e divulgada hoje (22), que Adélio Bispo, autor da facada no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, retorne a Minas Gerais, local de origem do seu processo. Atualmente, ele cumpre medida de segurança no presídio federal de Campo Grande.
A decisão, do juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, determina que o juízo de origem, em Minas Gerais, deverá providenciar tratamento ambulatorial ou, excepcionalmente, a internação, considerando todas as medidas de segurança necessárias, de forma a garantir a integridade psíquica e física de Adélio Bispo. A Justiça deu prazo de 60 dias para a transferência.
A Defensoria Pública da União (DPU), que faz a assistência jurídica de Adélio desde 2019, foi autora do pedido de transferência. A defesa sustentou que Adélio não poderia continuar recolhido em um estabelecimento penal, ainda que nele exista estrutura capaz de prestar atendimento médico equivalente ao de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), como é o caso da penitenciária de Campo Grande, tampouco ser enviado para um manicômio judicial.
“A DPU destaca que, desde o advento da Lei nº 10.216/2001, conhecida como Lei Antimanicomial, é vedada a internação de pessoas com transtornos mentais em estabelecimentos penais ou em instituições com características asilares desprovidas de assistência integral às pessoas nessas condições”, disse o órgão, em nota.
Em junho de 2019, Adélio Bispo foi absolvido da facada. A decisão foi proferida após o processo criminal que o considerou inimputável por transtorno mental.
Edição: Juliana Andrade
O Tricolor das Laranjeiras e a equipe equatoriana voltam a medir forças no Maracanã, a partir das 21h30 da próxima quinta-feira (29), para definir quem fica com o título.
Líder do PSB, deputado Gervásio Maia disse que presidente ressaltou boa relação do Executivo e Legislativo e que terá rotina de encontros com deputados em 2024. 
De acordo com a Caixa, 77 apostas acertaram a quina e ganharam R$ 65.378,35 cada.
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertam para risco de novos deslizamentos em diversas cidades. 
Unidade irá levar serviços de saúde de média e alta complexidade ao território yanomami, em Roraima. Em 2023, 363 indígenas morreram na região. 
Decisão é da 5ª Vara Federal em Campo Grande. Autor da facada no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, cumpre medida de segurança no presídio federal da capital sul-mato-grossense.
Novo ministro herdará 340 processos do gabinete de Rosa Weber. Ele se tornará relator de ações sobre a atuação do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia.
Resposta da Enel ao apagão de novembro em São Paulo foi um esforço sobre-humano e tecnicamente bm-sucedido, disse o presidente da empresa, Max Lins, na CPI que investiga o problema.
Entre os brasileiros os destaques foram Italo Ferreira, que parou nas quartas na disputa masculina, e Tatiana Weston-Webb e Luana Silva, que alcançaram as oitavas.
Agentes federais encontraram ainda armas, droga e um carro com os suspeitos. As buscas pelos detentos chegou ao nono dia. Eles escaparam do presídio de segurança máxima de Mossoró. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.