Justiça autoriza remoção compulsória de moradores em município gaúcho

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Justiça do Rio Grande do Sul autorizou nesta segunda-feira (13) a evacuação compulsória de moradores de áreas de risco em Caixas do Sul, região serrana do estado.
A medida foi motivada por uma ação do Ministério Público. Pela decisão judicial, as equipes da Defesa Civil poderão solicitar reforço policial para retirar à força moradores que estão em áreas de alto risco de deslizamentos de terra e se recusam a deixar suas moradias. 
De acordo com o MP, a ação foi necessária diante da resistência encontrada pelas equipes de salvamento para retirar pessoas que vivem em áreas de risco.
Desde a semana passada, Caxias do Sul já registrou oito mortes em decorrência de deslizamentos de terra, provocados pelas fortes chuvas que caem na região. Uma moradora ainda está desaparecida.
Na madrugada de hoje, foram registrados tremores de terra em quatro bairros de Caxias do Sul. De acordo com a prefeitura, os tremores não oferecem riscos à população e representam a acomodação de rochas subterrâneas, fenômeno comum no município.
“Também devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água. Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, declarou a prefeitura.
Texto ampliado às 19h40
Edição: Nádia Franco
O time brasileiro que disputará o megaevento esportivo na capital francesa foi definido durante a disputa da Seletiva Olímpica – Troféu Brasil de Natação.
Conselho também autorizou que, no âmbito do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), vistorias técnicas para pagamento de indenizações a produtores rurais sejam feitas de forma remota. 
Serão 22 palcos instalados em 12 regiões da capital paulista. Apenas palco na Arena Anhangabaú terá programação por 24 horas.
Ação foi necessária diante da resistência encontrada pelas equipes de salvamento para retirar pessoas que vivem em áreas de risco, diz o Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Usado na limpeza e higienização, produtos ajuda no combate da proliferação de microrganismos. Medida temporária valerá até o dia 31 de agosto. 
CCNJ deu prazo de 20 dias para que TJRJ se manifeste sobre o assunto.
A vitória deixou as Meninas da Gávea na 4ª posição da classificação com 17 pontos. Já a equipe de Laranjeiras permanece com 11 pontos, ocupando a 11ª colocação.
Governo estima criar uma espécie de auxílio emergencial para socorrer especialmente as pessoas que perderam suas atividades remuneradas e estão desempregadas.
Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo pede que pessoas que tiveram as residências atingidas na semana passada não voltem para casa. 
Dos 497 municípios gaúchos, 397 tiveram situação reconhecida devido às enchentes que afetam o estado desde o fim de abril.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.