Jornalista da Rádio Nacional é homenageada na Câmara Municipal do RJ

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A jornalista da Rádio Nacional, Cristiane Ribeiro, foi homenageada, nesta terça-feira (19), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A moção honrosa é um reconhecimento da trajetória profissional e de vida de Cristiane e seu compromisso com a luta antirracista. Emocionada, ela fala com orgulho sobre a homenagem recebida.
“É um afago e me dá a certeza que estou abrindo caminhos para que os que estão chegando no jornalismo ou em outras profissões tenham um posicionamento firme e digno diante das dificuldades que encontrarem. Em muitas coberturas eu era a única jornalista negra. O mesmo acontecia nas redações por onde passei. Inúmeras vezes percebia discriminação de colegas e até autoridades entrevistadas”, diz Cristiane.
Apesar do preconceito muitas vezes sofrido, Cristiane nunca se abateu. “Meu profissionalismo, minha ética, educação e respeito ao próximo me fizeram enfrentar todas essas barreiras. E com a certeza que os meus textos trazem informações corretas, de qualidade e que permitem aos ouvintes e leitores entenderem os fatos relatados”.
Autor da iniciativa, o vereador Edson Santos (PT) destaca a importância de dar visibilidade à tradição, ao protagonismo e aos saberes ancestrais.
Durante a sessão, o vereador citou um verso da música Pai Grande, que o cantor Milton Nascimento lançou há mais de 50 anos, e que fala de amizade e esperança de transformações sociais.
Cristiane tem 62 anos e é jornalista há 40 anos. Na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ela trabalha há 37 anos. Cristiane já passou pelas redações de O Globo, Correio Braziliense e da Última Hora.
Ao lado dela, também foram homenageados outros profissionais negros que atuam na música, dramaturgia, trabalhos sociais, saúde e educação.
Ministra fez fala durante julgamento no TSE sobre suposta fraude em cota de gênero em eleições para vereador em cidade baiana, em 2020. Julgamento foi interrompido por pedido de vista.
Atualmente, estão anuladas as condenações do ex-sócios da boate, do vocalista da banda e do produtor musical. Incêndio causou 242 mortes e deixou mais de 600 pessoas feridas.
Cristiane Ribeiro atua na luta contra o racismo. “É um afago e me dá a certeza que estou abrindo caminhos para que os que estão chegando no jornalismo ou em outras profissões tenham um posicionamento firme e digno diante das dificuldades que encontrarem”, disse.
Anúncio foi feito pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, em evento no Pará. Iniciativa deve ser lançada em maio, junto com uma campanha nacional.
Pedido cita ação ajuizada contra a União e a Fundação Cultural Palmares em 2018, que pedia a construção do Centro de Interpretação e do Memorial da Herança Africana em área ao lado do sítio arqueológico.
Claudia Silva Ferreira foi arrastada por viatura da Polícia Militar do Rio de Janeiro, após ser baleada. Juiz entendeu que não houve indícios suficientes sobre a autoria dos disparos.
Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, acredita que informações relatadas por Ronnie Lessa, autor dos disparos, podem levar ao mandante dos assassinatos da vereadora e do motorista Anderson Gomes.
Cliente foi descontinuado junto à Fidúcia e teve seu contrato rescindido por operação diversa daquela prevista contratualmente. Cliente pediu informações em grande escala e foi bloqueado.
Falta de energia começou às 10h dessa segunda-feira (18), chegando a atingir 35 mil pessoas. Cerca de 2 mil pessoas continuam sem luz.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google