INSS define prazo para ajuste em contratos de cartão consignado

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu novos prazos para que as instituições financeiras ajustem os contratos e passem a igualar as condições de oferta das modalidades cartão de crédito consignado e cartão consignado de benefício aos aposentados e pensionistas. A medida, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25), altera a contagem de prazos estabelecida em norma publicada em novembro de 2023.
As duas modalidades de crédito consignado, ou seja, que são pagos com desconto diretamente na fonte de renda, foram criadas em 2022 por meio de um decreto presidencial, regulamentado por norma do INSS no mês de novembro daquele ano. Ambos funcionam como cartão de crédito tradicional, a diferença é que o cartão consignado de benefício opera como clube de vantagens para financiamento de bens, contratação de serviços e saques específicos, conforme o contrato.
Na época da regulamentação foram estabelecidos limites aos contratos da modalidade cartão consignado de benefício, como ausência de crédito rotativo e o máximo de 84 parcelas mensais de mesmo valor, que só podem ter acrescidas as taxas de juros preestabelecidas na contratação. Para o cartão de crédito consignado não havia essas limitações, podendo o contrato definir qualquer condição.
Em 27 de novembro de 2023, uma nova regra estabeleceu o prazo de 30 dias para que as instituições financeiras igualassem as condições para a oferta de novos contratos, e 180 dias para que todos os contratos estabelecidos anteriormente fossem ajustados.
Com a nova norma, os prazos têm nova contagem a partir de hoje, com mais 60 dias para que as instituições financeiras igualem as condições para oferta de novos contratos nas duas modalidades, 180 dias para os ajustes nos contratos antigos e para o estabelecimento dos serviços de saque parcelado e o parcelamento de compras no cartão de crédito consignado, da mesma forma que é feito para o cartão consignado de benefício.
Edição: Graça Adjuto
Ministério da Saúde informa que serão vacinadas também crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue.
Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai manifestaram apoio técnico ao processo de incorporação da Bolívia ao bloco, “conforme o disposto no Protocolo de Adesão”.
Francisco deverá visitar Port Moresby, onde foi declarado estado de emergência depois de sangrentos tumultos que causaram a morte de pelo menos 25 pessoas.
Presidente ucraniano acusa Moscou de brincar com vidas. Versão de Kiev é de que o avião transportava mísseis antiaéreos.
Solicitação pode ser feita por inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, beneficiários e ex-beneficiários do ProUni e do Fies.
Rompimento da barragem da Vale liberou uma avalanche de rejeitos que soterrou 270 vidas e gerou ainda devastação ambiental e poluição na bacia do Rio Paraopeba.
Maior capital do país faz aniversário nesta quinta-feira. Pesquisa da Rede Nossa São Paulo, divulgada nesta semana, mostra que 60% dos moradores dizem que querem sair.
Com a norma, prazos têm nova contagem a partir de hoje, com mais 60 dias para que as instituições financeiras igualem as condições para oferta de novos contratos.
“Muita gente pensa que a escravidão acabou em 13 de maio de 1888. O que muita gente não sabe é que a escravidão, em sua forma contemporânea, começou no dia seguinte, 14 de maio de 1888″, diz o diretor.
Operação Vigilância Aproximada apura organização criminosa que se instalou na Agência Brasileira de Inteligência para monitorar ilegalmente autoridades públicas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google