Inmet prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir de sexta-feira

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas fortes no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (9). A expectativa é de que se prolongue até o domingo (12) com maior intensidade entre o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de Santa Catarina.
“Neste período, os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros (mm). Ainda conforme a previsão, os ventos mudarão de direção e soprarão predominantemente de sul. Entre o fim do domingo (12) e a segunda-feira (13), as rajadas variam de oeste a sul e depois de sul, com velocidade acima de 30 km/h. Já na terça-feira (14), os ventos enfraquecem”, informou o instituto.
Ainda segundo o Inmet, a instabilidade, em particular no Rio Grande do Sul neste fim de semana, decorre do recuo de uma frente fria de Santa Catarina para o estado, após uma frente quente, permanecendo então por lá “causando áreas de instabilidade e um gradual ingresso de ar frio”.
Na segunda-feira (13), com o frio ganhando força, poderá ocorrer geadas. A partir da terça-feira (14), a chegada de uma outra frente de ar frio e seco, de origem polar, deverá afastar a instabilidade.
“É importante ressaltar que os volumes de chuva previstos podem causar novos transtornos em áreas já afetadas anteriormente. Por esse motivo, o Inmet alerta e recomenda acompanhar e seguir as orientações da Defesa Civil Nacional”, informou, em nota, o instituto.
Edição: Fernando Fraga
O meteorologista brasileiro Carlos Nobre, referência mundial para estudos ambientais, explica o que são eventos climáticos extremos como o que ocorre atualmente no Rio Grande do Sul.
O texto altera a Política Nacional do Meio Ambiente e dispensa o licenciamento ambiental prévio para atividades da silvicultura. A medida foi criticada e gerou debates.
Passados 5 anos dos assassinatos, as investigações tiveram avanço após o ex-policial militar Ronnie Lessa fechar um acordo de delação premiada.
Segundo o governador Eduardo Leite, a estimativa é baseada em “cálculos iniciais”, ou seja, o montante necessário pode ser superior ao anunciado na manhã desta quinta-feira.
Para Paim, o novo anexo deve conter, além do que a União fez, também o que o governo federal gostaria que a Comissão realizasse. O plano de trabalho foi aprovado por unanimidade.
Maioria dos sindicatos aderiu à paralisação por 24 horas, incluindo transporte público, o importante setor de grãos, supermercados, aeroportos e bancos.
Chuvas podem se prolongar até domingo com maior intensidade entre o centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de SC.
Prioridade é concluir resgate de pessoas que permanecem ilhadas em locais de difícil acesso e conseguir fazer com que ajuda humanitária e donativos cheguem aos municípios mais atingidos.
Qualquer pessoa, de qualquer local do país, pode utilizar os canais disponibilizados para reportar denúncias, solicitar ajuda ou orientações relacionadas aos temporais no Rio Grande do Sul.
Investigações, iniciadas pela Polícia Civil, também estão sendo feitas pela PF, e já resultaram na prisão de seis envolvidos nos assassinatos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.