Inmet alerta sobre riscos da baixa umidade na região central do país

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alertas sobre os riscos causados pela baixa umidade em diversas partes do país, com maior intensidade no Centro-Oeste e parte do Sudeste, onde a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 12%.
A situação mais preocupante, com alerta de “grande perigo”, abrange a região central do país, incluindo o oeste de Minas Gerais e o noroeste de São Paulo.
De acordo com o aviso do Inmet, com umidade entre 12% e 20% há risco potencial de incêndios florestais e de problemas de saúde, em especial doenças pulmonares, dores de cabeça, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
As áreas mais afetadas são Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, bem como áreas do Sudeste como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Araçatuba, em São Paulo; Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em Minas Gerais.
Nessas localidades, a indicação é de que as pessoas bebam bastante líquido – mas que se evite bebidas diuréticas como café e álcool – e que evitem atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia. É também recomendado o uso de hidratante para a pele e que se umidifique o ambiente.
O Inmet divulgou também um alerta de perigo potencial em uma área mais ampla, onde a umidade relativa do ar deverá variar entre 20% e 30%, pegando não apenas Centro Oeste e Sudeste, como o Sul do país e a parte oeste do Nordeste, incluindo o oeste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia, e boa parte do Maranhão, Piauí e Ceará.
Edição: Fernando Fraga
Desde 2023, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso provisório do imunizante, o Brasil já recebeu cerca de 47 mil doses da vacina e aplicou 29 mil.
Instituto recomenda ingerir bastante líquido, evitando bebidas diuréticas como café e álcool, e que evitem atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.
Enfermidades transmitidas por mosquitos colocam a vida de bilhões de pessoas em risco. Doenças podem ser evitadas. Como não há vacina para grande parte das infecções, recomenda-se prevenir a picada.
Oriente Médio vem se preparando para a resposta declarada do Irã, após o assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em 31 de julho.
Encontro vai debater futuro do jornalismo e seu impacto na sociedade brasileira, destacando a importância da comunicação e da cultura na defesa dos territórios e da vida.
Queima de combustível e materiais lubrificantes elevou os níveis de cloro no ar, na região ocidental de Ternopil.
Para movimento islâmico palestino, plano não contempla cessar-fogo total e a retirada do Exército israelense do enclave.
Candidatos têm até esta quarta-feira para entrar com recursos sobre as questões, o que deve ser feito online, na página do CNU, na área do candidato.
María Branyas sobreviveu à pandemia de gripe espanhola em 1918, a duas guerras mundiais, à Guerra Civil na Espanha, bem como à covid-19, em 2020.
Mpox é transmitida através do contato da pele com as lesões, inclusive durante o sexo. “Sabemos como controlar a mpox e – no continente europeu – os passos necessários para eliminar a transmissão,” disse.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google