MOBILIDADE 2025
Inmet alerta para tempestades em área situada no RJ, ES e MG

Ex.Saúde, Presidente, Governo
De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fortes chuvas neste fim de semana devem atingir municípios de boa parte do estado do Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo, e uma pequena porção da Zona da Mata, em Minas Gerais. Foi emitido alerta vermelho, que indica grande perigo e é o mais elevado da escala, que tem ainda o alerta amarelo e o alerta laranja. 
O alerta vale entre 12h deste sábado (13) e 10h de domingo (14). É esperada uma chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. O Inmet chama atenção para a possibilidade de ocorrer alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas em cidades onde há áreas de risco.
A orientação é para desligar os aparelhos elétricos durante as tempestades e permanecer em local seguro. Ao todo, 63 cidades situam-se no perímetro do alerta vermelho. A capital carioca não é uma delas. No entanto, cidades relativamente próximas como Teresópolis e Cachoeiras de Macacu podem ser afetadas.
Além disso, o Inmet emitiu também um alerta laranja, que significa perigo, para quase todo o restante do estado fluminense. A previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia. Também há possibilidade de ventos intensos, que podem alcançar até 100 quilômetros por hora, causando riscos de corte de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A área colocada em alerta laranja abrange toda a região metropolitana do Rio de Janeiro e também de Belo Horizonte. O perímetro engloba metade do território de Minas Gerais e alcança ainda uma pequena porção do leste de Goiás. Ao todo, há 732 municípios nessa área.
Outro alerta laranja foi emitido pelo Inmet para municípios do norte do país. A área inclui boa parte do Amazonas e do Pará, alcançando ainda o oeste do Maranhão. Pequenas porções no norte do Tocantins e no sudeste do Amapá também podem ser afetadas, totalizando 284 cidades em alerta.
Edição: Aline Leal
O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 60 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Ao fim, um relatório deverá ser entregue ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Pelo menos 35 pessoas também ficaram feridas e outras estão desaparecidas, pois a lama engoliu completamente vários carros que passavam pela estrada.
O acidente ocorreu na rodovia BR-116, conhecida como Rio-Bahia, na altura do município de Campanário. Seis dos oito mortos estavam na caminhonete.
Tempestades também causaram a morte de um homem de 48, após deslizamento de terra em São Bernardo do Campo.
Especialistas orientam sobre como o conteúdo pode ser abordado nas diversas etapas do ensino formal.
Livro reúne mais de 100 brincadeiras registradas no Brasil e em seis países africanos que também falam português. Iniciativa segue diretrizes previstas na Lei 10.639, de 2003.
Para o embaixador Maurício Lyrio, a presidência do Brasil no G20 cria oportunidades para “associar as agendas da inclusão social e da sustentabilidade ambiental ao imperativo do desenvolvimento econômico.”
Região pode passar alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra. São 63 cidades em alerta vermelho até as 10h deste domingo.
Ainda hoje, 21 anos após a aprovação, a lei ainda não é cumprida. Pesquisa divulgada em 2023 mostrou que 71% das secretarias municipais de Educação não têm ações consistentes para a educação étnico-racial.
Uma criança de Juquitiba está desaparecida. Prefeitura disse que volume de chuva desta sexta-feira foi três vezes superior ao esperado para o dia.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.