Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea

Ex.Saúde, Presidente, Governo
As famílias com renda mensal alta (acima de R$ 21.059,92) sentiram menos o peso da inflação, em março, se comparadas com os lares de renda muito baixa (menor que R$ 2.105,99). Enquanto a inflação oficial do país ficou em 0,16%, o peso para o bolso das famílias que estão no topo da pirâmide foi de 0,05%. Já para a base, 0,22%.
A análise faz parte do estudo Indicador de Inflação por Faixa de Renda, divulgado nesta segunda-feira (15), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão ligado ao Ministério do Planejamento e Orçamento.
O Ipea faz o desdobramento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Na passagem de fevereiro para março, a inflação das famílias de renda alta passou de 0,83% para 0,05. No caso das famílias de renda muito baixa, a desaceleração no período foi menos expressiva, de 0,78% para 0,22%.
A análise da pesquisadora Maria Lameiras destaca que os preços dos alimentos no domicílio e dos combustíveis explicam grande parte deste alívio inflacionário em março. Mas as famílias de renda alta foram mais beneficiadas pela descompressão do grupo educação, que em fevereiro tinha sido impactado por reajuste de mensalidades escolares.
Um dos principais motivos para grupos familiares sentirem inflações diferentes é devido o perfil de consumo desses lares. Os mais pobres, por exemplo, têm o orçamento mais sensível a mudança nos preços de alimentos.
Já as famílias mais endinheiradas sentem mais alterações no custo de passagens aéreas, por exemplo. Esse item apresentou recuo de 9,1% em março, o que levou a uma “descompressão ainda mais significativa para a faixa de renda alta”, segundo o Ipea.
No acumulado de 12 meses, há uma inversão. As famílias de renda muito baixa percebem um aumento de 3,25% no custo de vida, abaixo da média nacional, 3,93%. Já os lares com renda alta tiveram inflação de 4,77%.
Nesse período, a maior contribuição de inflação para famílias de menor renda são os alimentos, que subiram 0,79%. No caso das famílias de renda alta, os maiores pesos ficaram com os itens transportes (0,97%) e saúde e cuidados pessoais (0,99%).
Edição: Aécio Amado
Irã lançou drones explosivos e disparou mísseis contra Israel na noite de sábado (13), em retaliação a um ataque ao complexo de sua embaixada em Damasco.
Inflação oficial do país ficou em 0,16%, o peso para o bolso das famílias que estão no topo da pirâmide foi 0,05%. Já para a base, 0,22%.
Bernardo Paraíso, de 24 anos, morreu durante tiroteio em Seropédica, no Grande Rio
Especialistas afirmam que o empresário, que mantém uma cruzada contra o governo e o Judiciário brasileiro, têm, ao menos, dois negócios no país níquel, satélites e um interesse: o lítio.
Não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. Também é proibido o uso de óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.
Docentes pedem reajuste salarial de 22,71%, em três parcelas de 7,06%, a serem pagas em 2024, 2025 e 2026. Proposta do governo de aumento apenas nos benefícios sociais foi rejeitada.
Vídeo divulgado por habitantes da região, filmado no momento em que a embarcação foi encontrada, relata que havia cerca de 20 corpos no barco em estado avançado de decomposição.
A interrupção da energia ocorreu na tarde desse domingo com o desligamento dos circuitos 1 e 2 da linha de transmissão Lechuga-Manaus, da Amazonas Energia.
Frente fria resultou em “intenso volume de chuvas” em Santa Catarina. Em Florianópolis, 50 pessoas foram desalojadas. Trecho da BR-101, próximo ao município de Palhoça, ficou interditado.
Perímetro de segurança foi montado com atiradores de elite. Aeronaves e cães farejadores buscaram suspeitos e equipe do Esquadrão Antibombas trabalhava com o artefato explosivo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google