Indígena do povo Xokleng é assassinado em Santa Catarina
Ex.Saúde, Presidente, Governo
Um indígena do povo Xokleng foi assassinado ontem (27) em Santa Catarina. Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado morto às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis. O corpo estava com sinais de espancamento e queimaduras.
De acordo como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o crime ocorreu a 300 metros da casa de Hariel. Ele morava com a mãe e o padrasto, líder da aldeia Kakupli. No dia 4 deste mês, a casa foi alvo de tiros. A Policia Federal (PF) investiga o caso.
No momento do crime, parte dos indígenas da aldeia regressava de Brasília, onde participaram, na semana passada, do Acampamento Terra Livre (ATL).
Na região, está localizada a Terra Indígena Ibirama La Klaño, onde vivem indígenas das etnias Kaingang e Guarani, além dos Xokleng. A disputa de terras no local foi analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao considerar inconstitucional a tese do marco temporal para demarcação de terras indígenas.
Em nota, o Cimi se solidarizou com os familiares de Hariel e afirmou que os episódios de violência na região foram intensificados após a aprovação do marco pelo Congresso.
A entidade também citou a decisão do ministro Gilmar Mendes que determinou a realização de conciliação nas ações que tratam da validade do marco temporal. O ministro é relator das ações protocoladas pelo PL, o PP e o Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu o marco e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.
“A decisão de Gilmar Mendes foi entendida como uma vitória dos setores que se contrapõem à demarcação da Terra Indígena Ibirama La Klaño e das demais terras indígenas no Brasil. Nesse sentido, a decisão em questão tornou-se combustível para a euforia e o ódio contra os povos indígenas”, declarou a entidade.
Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.
Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que validou o marco.
Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.
Edição: Denise Griesinger
Glorioso celebrou gols de Luiz Henrique e Savarino. Time chega aos 9 pontos e assume a liderança provisória do Campeonato Brasileiro. Flamengo tem segunda derrota seguida.
Velório ocorreu no Cemitério Jardim da Saudade de Sulacap. Anderson enfrentava um câncer diagnosticado em 2022. Ele tinha 51 anos.
Pela primeira vez um presidente português reconhece, de forma mais contundente, a responsabilidade do país pela escravidão no Brasil. Posição não é consenso no governo português. O que se discute agora são os prejuízos causados por ações não punidas.
Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado morto às margens da rodovia que liga Doutor Pedrinho e Itaiópolis. Corpo estava com sinais de espancamento e queimaduras.
Neste domingo celebra-se o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Iniciativa Abril Verde do Ministério Público do Trabalho alerta para o tema.
Chanceler egípcio, Sameh Shukri, se reuniu com o alto representante da União Europeia para Assuntos Exteriores, Josep Borrell, na Arábia Saudita.
Já para boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre e a porção sul do estado, a população deve ficar atenta.
Promovido pelo Clube Golden de Brasília, protesto reuniu donos de pets no aeroporto de Brasília em defesa do tratamento digno durante o translado dos animais.
Último cadastramento de rodas de samba foi em 2021 e permitiu regulamentar grupos em espaços públicos. Naquele ano, foram mapeadas 95 rodas no Rio. Até o momento, 40 se credenciaram.
Ela discursou durante conferência de seu partido de extrema-direita, neste domingo, em Pescara, na Itália.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google