Ibram reúne em site histórico dos atos de 8 de janeiro

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibilizou, nesta segunda-feira (8), um site que reúne vídeos, áudios, textos e imagens dos antecedentes e acontecimentos do dia 8 de janeiro de 2023, quando vândalos e golpistas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
Segundo o Ibram, além de abrigar material multimídia sobre a resistência contra os atos antidemocráticos, o site conta com a colaboração de outros museus e pontos de memória para “promover a representatividade e a preservação da democracia”.
Acessando o repositório, os internautas já encontram uma seleção de notícias sobre o ataque orquestrado aos Três Poderes; documentários e registros disponibilizados por grupos de produtores.
O Repositório do Museu da Democracia integra o projeto de criação do futuro Museu da Democracia, instituição física que o governo federal planeja construir na capital federal como forma de preservar a memória dos ataques antidemocráticos, promovendo a reflexão como forma de tentar evitar que fatos semelhantes voltem a ocorrer.
Ainda de acordo com o Ibram, cerca de R$ 40 milhões serão destinados à construção do Museu da Democracia, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A proposta inicial é erguer o prédio em um terreno na Esplanada dos Ministérios hoje desocupado, ao lado do Teatro Nacional Cláudio Santoro, edifício histórico interditado em 2014, por problemas estruturais, e que está sendo parcialmente reformado.
A construção do museu só deve começar em 2025 e, se tudo der certo, o novo espaço cultural só estará pronto em 2027. Em nota, o Ministério da Cultura justifica o projeto apresentando o museu como “uma instituição destinada a refletir a histórica construção da nossa democracia, com seus percalços e realizações”.
“É imperativo que a sociedade brasileira encare o dia 8 de janeiro como um ponto de reflexão crucial. A democracia deve ser defendida todos os dias. A memória é um dos dispositivos mais importantes para a preservação da democracia, bem como das liberdades e dos direitos”, sustenta a pasta.
>> Clique aqui e confira as matérias da Agência Brasil sobre um ano da tentativa de golpe
Edição: Fernando Fraga
Houve alagamentos em 19 ruas ou avenidas da capital paulista. Corpo de Bombeiros informou que atendeu 187 chamados para queda de árvores.
Autor dos disparos era condenado pela Justiça. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lamentou a morte de Roger Dias da Cunha e defendeu a redução de benefícios a detentos.
Endrick, atacante do Palmeiras, e mais 22 jogadores estão na sede da CBF, em Teresópolis (RJ), para os últimos preparativos antes da estreia contra a Bolívia, no dia 23 de janeiro, na Venezuela.
Parecer da Procuradoria-Geral do Estado diz que transferência do Sambódromo do Rio ao governo fluminense seria inconstitucional, por violar lei federal e lei municipal.
Rodrigo Pacheco anunciou a retirada das grades que circundam o Congresso desde os ataques do ano passado, como forma de mostrar que o Legislativo é um poder aberto ao povo.
O evento Democracia Inabalada lembrou a tentativa de ruptura democrática em 8 de janeiro de 2023 e como as instituições agiram para impedi-la. “Devem ser exemplarmente punidos”, diz presidente.
Trabalho resulta de parceria entre a Agência Internacional de Energia Atômica e o Instituto Antártico Argentino. Pesquisadores vão usar a ciência nuclear para estudar as águas e os sedimentos.
Além de abrigar material multimídia, o site conta com a colaboração de outros museus e pontos de memória para “promover a representatividade e a preservação da democracia”.
O nome da exposição – Da Kutanda ao Quitandinha – remete à forte identidade afro-brasileira presente na região por conta dos quilombos formadores da cidade de Petrópolis.
Relator das investigações do 8 de janeiro no STF, Alexandre de Moraes avaliou que, 1 ano após os ataques, a “democracia venceu, o Estado constitucional prevaleceu”.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google