MOBILIDADE 2025
Homem morre em São Bernardo do Campo após deslizamento de terra

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Um homem de 48 anos morreu após ter sua casa atingida por um deslizamento de terra em São Bernardo do Campo, no Grande ABC. O deslizamento ocorreu após forte chuva que atingiu a região metropolitana de São Paulo na noite de desta sexta-feira (12).
Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, o deslizamento ocorreu por volta das 23h de ontem na rua Odair Vieira. A vítima foi resgatada já sem vida.
A prefeitura de São Bernardo do Campo informou que desde ontem o município registrou um volume médio de chuva de 130 milímetros. Esse índice, disse a administração municipal, é três vezes superior ao esperado para ontem.
Os Bombeiros informaram ainda que uma criança de seis anos está desaparecida na cidade de Juquitiba, também na região metropolitana, e a suspeita é de que ela possa ter sido levada pelas águas. A região fica próxima a um braço do Rio Juquiá e tem uma corrente de água muito intensa. Os Bombeiros prosseguem nas buscas.
Na região de Parelheiros, na zona sul de São Paulo, dois carros foram levados pela enxurrada. De acordo com os Bombeiros, uma das vítimas foi retirada em segurança, porém o outro veículo, que teria sido levado pela enxurrada com um ocupante, ainda não foi localizado.
Entre a meia-noite e às 09h da manhã deste sábado (13), o Corpo de Bombeiros informou ter atendido 49 chamados para quedas de árvores na região metropolitana de São Paulo e recebido 30 chamados para enchentes.
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas devem permanecer sobre todo o território paulista neste sábado. A recomendação do órgão é que as pessoas evitem áreas arborizadas durante a tempestade por causa do risco da queda de árvores. A Defesa Civil alerta ainda aconselha que as pessoas jamais enfrentem áreas alagadas ou com enxurradas e que, em caso de queda de fios da rede elétrica, não saiam do veículo e nem se aproximem do local. Para quem reside em áreas de encosta, o alerta é para que observem os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo informou que o tempo segue instável e chuvoso neste sábado, com previsão de chuvas moderadas e fortes a partir do início da tarde para a capital paulista, litoral e região metropolitana de São Paulo. Para amanhã (14), instabilidades geradas por uma área de baixa pressão atmosférica vai reforçar as chuvas no litoral norte paulista. Na cidade de São Paulo, a chuva deve diminuir.
Os dados do CGE mostram que o mês de janeiro acumulou, até o momento, 136 milímetros de chuva o que equivale a aproximadamente 53% dos 256,5 mm que são esperados para o mês.
Edição: Aline Leal
Pelo menos 35 pessoas também ficaram feridas e outras estão desaparecidas, pois a lama engoliu completamente vários carros que passavam pela estrada.
O acidente ocorreu na rodovia BR-116, conhecida como Rio-Bahia, na altura do município de Campanário. Seis dos oito mortos estavam na caminhonete.
Tempestades também causaram a morte de um homem de 48, após deslizamento de terra em São Bernardo do Campo.
Especialistas orientam sobre como o conteúdo pode ser abordado nas diversas etapas do ensino formal.
Livro reúne mais de 100 brincadeiras registradas no Brasil e em seis países africanos que também falam português. Iniciativa segue diretrizes previstas na Lei 10.639, de 2003.
Para o embaixador Maurício Lyrio, a presidência do Brasil no G20 cria oportunidades para “associar as agendas da inclusão social e da sustentabilidade ambiental ao imperativo do desenvolvimento econômico.”
Região pode passar alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra. São 63 cidades em alerta vermelho até as 10h deste domingo.
Ainda hoje, 21 anos após a aprovação, a lei ainda não é cumprida. Pesquisa divulgada em 2023 mostrou que 71% das secretarias municipais de Educação não têm ações consistentes para a educação étnico-racial.
Uma criança de Juquitiba está desaparecida. Prefeitura disse que volume de chuva desta sexta-feira foi três vezes superior ao esperado para o dia.
A aeronave havia saído do Campo de Marte, em São Paulo,  no dia 31 de dezembro, e ia para Ilhabela, no litoral paulista. Ele caiu em uma área de mata fechada no município de Paraibuna.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.