Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, solicita que os interessados em doar sangue façam o agendamento pela internet, pelo site da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O objetivo do agendamento é organizar e agilizar o atendimento na unidade às pessoas que necessitam de transfusão, sobretudo neste momento de crise após as fortes chuvas que atingem o estado.
O hemocentro avisa que precisa de todos os tipos de sangue, e que a doação contribuirá para a manutenção dos estoques de maneira segura, sobretudo neste momento de calamidade pública no estado. 
Cada cidadão saudável pode doar sangue pelo menos duas vezes por ano. Em cada sessão, são retirados aproximadamente 450 mililitro (ml) de sangue, por meio de inserção de uma agulha em um dos braços.
Para doar, o cidadão precisa:
– ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
–  apresentar documento oficial de identidade com foto, como a carteira de identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
– estar em boas condições de saúde;
– pesar no mínimo 50 kg, com desconto de vestimentas;
– não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
– ter dormido pelo menos seis horas antes da doação;
– não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
– não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
Não podem doar sangue pessoas com doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, convulsões ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, hepatites, aids, sífilis, herpes.
Também não podem ser doadores gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses; pessoas que passaram por um aborto ou tiveram parto normal até 90 dias antes e no caso de cesariana, 180 dias.
Se estiver com gripe ou alergia, deve esperar 7 dias para doar sangue.
No hemocentro, a coleta será feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro.
Para garantir o bem estar do doador, no momento da doação não é recomendável que o voluntário esteja em jejum, como ocorre no caso de retirada de sangue para exames laboratoriais.
Fora de Porto Alegre, o interessado em ser um doador de sangue pode consultar os endereços dos demais hemocentros que compõem a rede do estado no site da Secretaria de Saúde.
Após o agendamento online o doador deve se dirigir ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, na Avenida Bento Gonçalves, nº 3722 – Partenon – Porto Alegre. 
Contatos:  (51) 3336-6755 e email: hemorgs@saude.rs.gov.br
Horário de funcionamento:
Para doação de sangue de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 18h.
Para cadastro de doador de medula óssea de segunda-feira a sexta feira das 8h às 17h.
Edição: Fernando Fraga
Iniciativa é do Ministério Público do Trabalho (MPT). Dados do Ipea indicam que o número de filiados em sindicatos com idade entre 16 e 29 anos caiu de 3 milhões para 1,3 milhão no Brasil, entre 2012 e 2022.
Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas. Maior parte do dinheiro é destinado à área de saúde.
Matheus Lima (foto) foi o último do quarteto brasileiro a liderar a corrida e garantir a classificação olímpica. No vôlei de praia, Evandro e Arthur Lanci carimbaram a última vaga do país.
Órgão disse que precisa de todos os tipos de sangue, e que a doação contribuirá para a manutenção dos estoques de maneira segura.
Colegiado será composto pelos três senadores do estado e uma indicação de cada bloco partidário. 
Ela foi resgatada em operação contra o trabalho escravo da casa de um desembargador e, por decisão da Justiça, retornou à residência dos investigados.
Último eixo terá atividade bem ampla, englobando palestras, oficinas, que vão ser dadas presencialmente no instituto e também em escolas da rede pública de ensino.
Informação é do advogado e assessor do ex-presidente Fábio Wajngarten. Jair Bolsonaro estava internado em um hospital de Manaus e dará continuidade ao tratamento no Vila Nova Star, na capital paulista.
Justiça autorizou detentos do semiaberto do Instituto Penal de Charqueadas ficarem em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica por 20 dias. Secretaria Penal informa que nenhum preso do regime fechado foi solto por causa dos alagamentos. 
Segundo o ministro Renan Filho, trechos bloqueados de algumas rodovias começam a ser liberados entre os dias 10 e 12, facilitando o resgate de pessoas e o abastecimento de cidades.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.