Hemocentro de Brasília opera em emergência com 60% do estoque

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Fundação Hemocentro de Brasília informou que está operando em situação de emergência, com apenas 60% do estoque considerado ideal para atender a demanda da rede pública de saúde do Distrito Federal e de hospitais conveniados.
“A queda no fluxo de doadores desde o início do ano, somado ao aumento da demanda por transfusões em função da epidemia de dengue, impactou os estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília”, diz nota da entidade.
Por conta do nível de urgência, o Hemocentro suspendeu a necessidade de agendamento para doação de sangue entre as 14h e as 18h até 30 de março. “A necessidade é imediata para todos os tipos sanguíneos, mas os grupos O positivo, O negativo e AB negativo estão com níveis mais críticos”, acrescenta a informação.
Em fevereiro de 2023, foram realizadas 2.316 transfusões de plaquetas em hospitais da rede pública do DF e hospitais conveniados. Já em fevereiro de 2024, o número saltou para 3.101 transfusões, sendo que cerca de 30% são destinadas a pacientes internados com dengue.
Hemocomponente gerado a partir da doação de sangue, as plaquetas têm validade de apenas cinco dias após produzidas. Até o momento, o Hemocentro registra uma média de 127 doações por dia em março. Para manter o estoque em níveis seguros, entretanto, o ideal é que 180 bolsas sejam coletadas diariamente.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos (kg) e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.
Em caso de dengue, é necessário aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para se candidatar à doação. Para quem teve dengue grave, o prazo é de seis meses. Se houve contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, também é preciso aguardar 30 dias desde a última relação para doar sangue.
Quem teve gripe recentemente deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Em casos de infecção por covid-19, a orientação é aguardar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame.
Edição: Kleber Sampaio
Informações protegidas pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos não foram expostas. Chaves são de clientes da Fidúcia Sociedade de Crédito.
Dança teve sua origem nos bailes no Complexo do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro, onde dançarinos costumavam se reunir em uma área e mostravam suas coreografias.
De acordo o relatório da Polícia Federal, partiu do então presidente Jair Bolsonaro a ordem para que Mauro Cesar Cid promovesse a falsificação no certificado de vacinação contra a covid-19.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reconheceu os gargalos financeiros enfrentados por municípios e disse que o governo federal está atento a essas demandas.
Os 127 países restantes não cumprem padrão da OMS. Aumento da temperatura global e consequentes incêndios florestais contribuem para índices ruins.
“O árbitro, de maneira voluntária e deliberada, omitiu os insultos e gritos vexatórios dirigidos repetidas vezes contra nosso jogador Vinícius Júnior”, condenou o clube espanhol em comunicado.
Afirmação é do secretário de Defesa norte-americano que participa na Alemanha de reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia, responsável pela coordenação do apoio militar ao país
Instituição suspendeu necessidade de agendamento para doação de sangue à tarde até 30 de março. Grupos sanguíneos O positivo, O negativo e AB negativo têm níveis críticos.
Documento jurídico foi apresentado no âmbito do processo movida pela África do Sul, que acusa o país de genocídio deliberado no enclave palestino.
CGU concluiu que registro de imunização do ex-presidente é falso. Advogado de Bolsonaro Fabio Wajngarten criticou a divulgação do indiciamento, que considera “midiática e parcial”.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google