Haddad diz que ata do Copom reforça pausa, não fim do corte de juros

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira (25) pelo Banco Central (BC), reforça a interrupção, não o fim definitivo dos cortes de juros, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o ministro, o documento não apresenta divergências com o comunicado divulgado após a decisão da semana passada, quando o BC manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 10,5% ao ano.
“Dei uma passada de olho agora pela manhã e penso que a ata está muito aderente ao comunicado, não tem nada de muito diferente do comunicado, o que é bom”, declarou Haddad ao chegar ao Ministério da Fazenda. “A ata transmite uma ideia de que está havendo uma interrupção [no ciclo de cortes da Selic] para avaliar os cenários externo e interno”, acrescentou.
Em tom cauteloso, o documento informou que a “a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente, em patamar que consolide não apenas o processo de desinflação, como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”. Embora não tenha mencionado diretamente a possibilidade de aumento de juros, a ata ressaltou que eventuais ajustes futuros na Selic serão ditados pelo “firme compromisso de convergência da inflação à meta”.
Apesar de parte do mercado financeiro ter interpretado que a ata abre a possibilidade para eventuais elevações dos juros, Haddad disse que o documento enfatiza a pausa nos cortes, para uma tomada de decisões com base em novos dados da economia. “Eventuais ajustes se forem necessários sempre vão acontecer, ? O que é importante frisar é que a diretoria fala em interrupção do ciclo, me parece que essa é uma diferença importante a ser salientada”, destacou.
Nesta quarta-feira (26), o Conselho Monetário Nacional (CMN) decide a meta de inflação de 2027, com a possibilidade de revisar as metas de 2025 e 2026. Perguntado se a subida da inflação atual poderá se refletir em alguma mudança nas metas já estabelecidas, Haddad disse que, no momento, há uma pequena pressão inflacionária de curto prazo provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
“O horizonte do Banco Central é de médio e longo prazo. Não faz muito sentido levar em consideração o que está acontecendo em função do Rio Grande do Sul para fins de política monetária porque o juro de hoje está afetando de 12 a 18 meses para a frente”, declarou.
Edição: Nádia Franco
Empresa petroquímica fechou acordos com órgãos públicos para reparação de danos a moradores de Maceió. 
Decisão atende a pedido do Ministério Público de São Paulo em ação civil pública que também tem participação da Defensoria Pública.
Horizonte do Banco Central é de médio e longo prazos, e não faz muito sentido levar em consideração o que ocorre no Rio Grande do Sul para fins de política monetária, diz Haddad.
Depósito de R$ 200 será feito conforme mês de nascimento do beneficiário até 1º de julho. Pagamento da quarta parcela é referente à frequência às aulas no mês de abril.
Além de ter seu livro publicado, o vencedor do Prêmio Pallas de Literatura 2024 receberá direitos autorais quando o livro for comercializado.
Valdecy Urquiza é atualmente diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal, além de ser, desde 2021, vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol.
Placar está em 6 votos a 3 pela descriminalização. Na sessão desta terça-feira (25), ministro Dias Toffoli complementou voto iniciado semana passada e esclareceu que sua manifestação faz parte da maioria.
Mais 50 brigadistas do Ibama e 60 agentes da Força Nacional irão reforçar as ações no bioma, que enfrenta situação de emergência.  
O acidente foi domingo, em Bragança Paulista, e, além da criança, que tinha 4 anos, deixou feridos um homem de 26 anos, uma mulher de 31, uma adolescente de 14 e outra criança de 2 anos.
Alvo de crítica de ambientalistas e organizações ligadas ao meio ambiente, legislação alterada suprimiu artigos de outras leis estaduais que davam proteção às florestas e espécies da flora gaúcha.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.