Governo paulista ampliará número de câmeras corporais usadas pela PM

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O governo de São Paulo publicou nesta quarta-feira (22) edital para a contratação de 12 mil novas câmeras operacionais portáteis (COPs), o que representa aumento de 18% no número de equipamentos disponíveis hoje para os agentes de segurança. Diferentemente das atuais COPs, as novas câmeras terão funcionalidades como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e melhor na conectividade, com possibilidade de transmissão ao vivo, entre outras inovações.
De acordo com o governo estadual, os novos equipamentos serão integrados ao Programa Muralha Paulista e terão capacidade de identificar foragidos e placas de veículos roubados ou furtados. Também será possível compartilhar os registros de áudio e vídeo automaticamente com o Ministério Público, o Poder Judiciário e outros órgãos de controle, seguindo as regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, o armazenamento de dados e as baterias serão melhores.
“Com ferramenta de áudio bidirecional, as câmeras acopladas aos uniformes dos policiais permitirão que eles solicitem apoio durante as ações. Com a transmissão ao vivo, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) também poderá acionar outras equipes de apoio quando achar necessário, antes mesmo que os policiais precisem solicitar”, diz o governo estadual.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a expectativa é que a licitação gere economia de 30% a 50% para o Tesouro estadual em relação ao contrato anterior. Se, antes, cada câmera custava cerca de R$ 1 mil, com o novo edital, o valor deve cair para R$ 500.
As câmeras dos contratos anteriores serão devolvidas à empresa que ganhou a licitação na época, mas o contrato pode ser renovado para manter esses equipamentos em funcionamento até o término da nova licitação, para que não haja interrupção no uso. “O contrato dos equipamentos é de prestação de serviço, então, a empresa que ganhar a licitação é responsável pela manutenção ou troca das câmeras e baterias, caso aconteça algum dano.”
De acordo com a SSP, a distribuição das câmeras seguirá o protocolo adotado pela Polícia Militar, com base em tropas como a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e outros batalhões de regiões que registram maior número de atuações em ocorrências extremas.
Edição: Nádia Franco
Cada escola que aderir ao programa deve contar com um policial militar da reserva para implementação das propostas. Implantação das escolas busca a promoção da cultura de paz.
Alteração extra, além das cinco tradicionais, ocorrerá em caso de suspeita de traumatismo craniano. Competição começa em 20 de junho e, quatro dias depois, o Brasil estreia contra a Costa Rica.
Contratação de 12 mil novas câmeras portáteis representa aumento de 18% no número de equipamentos disponíveis hoje para os agentes de segurança, diz o governo de São Paulo.
Segundo a secretária de Mudança do Clima, Ana Toni, governo tenta se adiantar, pensando em ações de prevenção. Estiagem deve ser mais severa do que em 2023.
Estão habilitados a despachar no Brasil os novos representantes da Sérvia, do Irã, da Eslováquia, do Timor-Leste, de Botsuana, da Geórgia, de Ruanda e do Benim.
Entre as propostas destacadas durante o ato, estavam algumas relativas aos recursos voltados às compras governamentais para o Programa de Aquisição de Alimentos.
Brasileira e norte-americana estão entre as nove esportistas homenageadas. As novas bonecas são um reconhecimento do impacto do esporte na promoção da autoconfiança para as novas gerações.
Sindicato de trabalhadores que representa esses veículos afirma que a medida configura censura contra a mídia pública – que Milei prometeu acabar desde que assumiu o poder.
Familiares disseram que o homem de 33 anos teve contato com águas das enchentes, mas adotando cuidados necessários, como o uso de botas. Óbito ocorreu no município de Venâncio Aires.
Conselho clerical se apressa para organizar uma eleição antecipada, que pode corroer ainda mais sua legitimidade em meio à crescente insatisfação popular.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google