Governo Federal reconhece decretos de emergência no Amapá

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu sumariamente as condições de emergência de Macapá, devido às chuvas que atingiram a capital do Amapá desde o fim de semana e se intensificaram na madrugada de terça-feira (13).
O reconhecimento foi feito por meio de duas portarias assinadas pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, atestando a situação de emergência decretada pela prefeitura de Macapá (Portaria 439) e pelo governo do Amapá (Portaria 436) – essa relativa à erosão da margem fluvial do Rio Amazonas na orla do Aturiá, na zona sul da cidade.
Os dois atos estão publicados no Diário Oficial da União. Com o reconhecimento do governo federal, o estado do Amapá e o município de Macapá podem acessar recursos para atendimento das situações emergenciais e ajuda humanitária.
Governo e prefeitura ainda devem apresentar os planos de trabalho para Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para a liberação do dinheiro. As portarias publicadas também permitem pleitear verbas para socorro e atendimento à saúde; assistência social e reconstrução de infraestrutura afetada.
De acordo com previsão algorítmica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o período de 13 a 21 de fevereiro, o Amapá, assim como outras áreas da Região Norte, terá um acúmulo de chuva maior que 50 mm (cinquenta litros de água por metro quadrado).
Edição: Aline Leal
A classificação veio com uma vitória de 3 a 0 sobre o Avaí no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópólis. Outro finalista sairá do jogo entre Corinthians e Ferroviária.
Escola da zona oeste do Rio de Janeiro vai desfilar no Grupo Especial em 2025.
Uma saraivada de tiros matou uma pessoa e feriu até 15 do lado de fora de uma histórica estação ferroviária em Kansas City, Missouri. Dois suspeitos foram presos.
O tema campeão do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro é “Arroboboi, Dangbé” e conta a história das guerreiras Mino, do reino Daomé, atual Benin.
Policial penal federal será o interventor na penitenciária federal após a fuga de dois presos. É a primeira vez que detentos conseguem escapar de um presídio de segurança máxima no país.
“Meu carnaval começou hoje. Eu estava com covid-19. Tive alta na segunda-feira, mas só tive energia para vir hoje. Para mim, é ‘me ressuscita na quarta'”, diz professora universitária .
Construção apresentou problemas estruturais e risco de desabamento. Os moradores relataram barulhos e tremores no edifício de 133 apartamentos distribuídos em 19 andares.
Polícia Federal irá investigar fuga de presídio de segurança máxima. Nomes dos detentos fugitivos serão incluídos na lista da Interpol.
O brasileiro venceu a prova, da classe F52 (atletas que competem sentados), ao lançar o disco a 20,08 m. Letão Aigars Apinis foi prata e lituano Kestutis Skucas bronze.
“É o livro encontrando o asfalto”, disse a presidente do grupo editorial Record sobre duas manifestações culturais tão diversas como livro e escola de samba.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google