Governo entra com primeira ação por danos climáticos contra a Amazônia

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) protocolaram nesta segunda-feira (16) na Justiça Federal do Pará uma ação para cobrar a reparação financeira por danos climáticos. 
A ação busca o ressarcimento de R$ 635 milhões pela criação ilegal de gado na Floresta Nacional do Jamanxim, unidade de conservação situada na Amazônia. É a primeira ação por danos climáticos movida pelo ICMBio e a AGU.
De acordo com os órgãos, o prejuízo social envolve danos com desmatamento, queimadas ilegais, aplicação de agrotóxico, destruição de áreas de preservação permanente e o impedimento da regeneração da área degradada. Na ação, os órgãos pediram à Justiça que a área seja desocupada em 30 dias.  
Durante a fiscalização, os agentes do ICMBio flagraram cerca de 3 mil cabeças de gado nas áreas desmatadas. Os animais não tinham registro na vigilância agropecuária do Pará. As fazendas irregulares foram multadas e embargadas pelo instituto.
Durante a cerimônia de anúncio da propositura da ação, o advogado-geral da União, Jorge Messias, garantiu que o governo federal será rigoroso na punição de crimes ambientais. “O governo federal terá tolerância zero contra os infratores ambientais. Nós não toleraremos, de forma alguma, qualquer tipo de infração ambiental, principalmente em áreas de conservação e de preservação”, afirmou.
O cálculo do prejuízo foi avaliado a partir do custo social da emissão de gases estufa na área danificada. Estima-se que 1.139.075 toneladas de carbono tenham sido emitidas nos 7.075 hectares danificados da unidade de conservação.
Edição: Sabrina Craide
A vitória de 3 a 0 do Colorado, no estádio do Beira Rio na noite desta segunda, foi construída com gols de Alan Patrick, do argentino Mercado e do colombiano Borré.
Em entrevista à Voz do Brasil, Mauro Pires falou sobre os focos que são tipicamente criminosos e destacou a importância de ações coordenadas entre os governos. 
AGU e ICMBio pedem o ressarcimento de R$ 635 milhões pela criação ilegal de gado na Floresta Nacional do Jamanxim. Os órgãos pediram à Justiça que a área seja desocupada em 30 dias.
Segundo ministro Paulo Pimenta, o governo prepara uma série de medidas, que serão anunciadas e detalhadas nesta terça-feira. As iniciativas incluem, por exemplo, algumas medidas provisórias. 
Iniciativa é uma parceria com Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Benefícios incluem oferta de anuidade zero.
Com a redução. causada pela seca dos rios, a companhia pede que a população use água de forma consciente e evite, por exemplo, hábitos como lavar carros e calçadas.
O atacante brasileiro foi o grande destaque do Real Madrid na última edição da principal competição de clubes da Europa, com seis gols e cinco assistências em 10 partidas.
A cotação está no menor valor desde 27 de agosto. Com o desempenho de hoje, o dólar acumula queda de 2,18% em setembro. Em 2024, a divisa sobe 13,54%.
Em debate na noite de domingo, na TV Cultura, após acusações feitas pelo candidato do PRTB, Pablo Marçal, à reputação de José Luiz Datena, do PSDB, este jogou uma cadeira no oponente. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.