MOBILIDADE 2025
Governo apresenta ao Congresso proposta de Política de Cuidados

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na manhã desta quarta-feira (3), a proposta de projeto de lei (PL) que institui a Política Nacional de Cuidados. A assinatura ocorreu no final da reunião do Conselho da Federação, da qual participaram, além de Lula, ministros, governadores e prefeitos.
A proposta foi resultado de um trabalho conjunto dos ministérios do Desenvolvimento Social, das Mulheres e dos Direitos Humanos e agora será enviada para apreciação do Congresso Nacional.
Esse projeto prevê políticas públicas que garantam direitos tanto para quem preste serviço remunerado (cuidadores de idosos e empregadas domésticas, por exemplo) como para quem exerce a atividade de forma não remunerada (um filho que cuida da mãe, por exemplo) e que acabam excluídas mesmo tendo passado anos servindo outras pessoas.
O texto prevê garantia de direitos tanto para os que necessitam de cuidados quanto as pessoas que cuidam, além de promover as mudanças necessárias para uma divisão mais igualitária do trabalho de cuidados dentro das famílias e entre a comunidade, o Estado e o setor privado.
Segundo o governo, o PL vai inovar ao reconhecer a importância da corresponsabilização social e de gênero nas tarefas do cuidado. Dentre essas novidades, o documento determina o cuidado como um direito de todas as pessoas a ser implementado de maneira progressiva, a partir de públicos prioritários. Essas prioridades são crianças e adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência, trabalhadoras e trabalhadores remunerados, além das pessoas não remuneradas por cuidar de outras.
O PL garante ainda o acesso ao cuidado de qualidade, o trabalho decente para quem é remunerado e a redução da sobrecarga de trabalho para quem cuida de forma não remunerada.
Durante mais de um ano, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, celebrou que houve diálogo com estados, municípios, sociedade civil, organismos internacionais, setor privado e parlamentares.
*Colaborou Luiz Claudio Ferreira
Edição: Denise Griesinger
Usuários de PrEP com esquema completo de vacinação contra o HPV não devem ser imunizados novamente.E usuários de PrEP imunizados contra o HPV, mas com esquema incompleto, devem completar as três doses.
Segundo o ministro Camilo Santana, o Programa Dinheiro Direto nas Escolas agiliza o uso de recursos diretamente nas escolas, para questões de reparos e ações em áreas diversas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as vítimas de ferimento por arma de fogo, sem identificação, deram entrada já em óbito no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
Governo enviou nesta quarta ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria a Política Nacional do Cuidado. Confira entrevista da Agência Brasil, com Laís Abramo.
O projeto de lei prevê políticas públicas e garantia de direitos tanto para quem atua no serviço remunerado como para os cuidadores voluntários. Texto vai para apreciação de deputados e senadores.
Proposta transforma o Banco Central Regime em empresa pública, com natureza especial devido ao exercício de atividade estatal. Debate foi adiado para próxima quarta-feira.
“Estamos negociando os detalhes”, disse Haddad reunião do Conselho da Federação – formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal – reunido hoje no Palácio do Planalto.
Conforme a investigação, para fazer a lavagem dos valores obtidos com a venda de drogas, a organização criminosa investe em construções de imóveis e abertura de empreendimentos.
Registro feito pelas prefeituras é o primeiro passo para solicitar o benefício de R$ 5,1 mil para auxiliar os moradores na recuperação de bens perdidos no desastre climático.
No acumulado nos últimos 12 meses, houve crescimento de 1,3%, o que acabou por reduzir a intensidade no ritmo de evolução se comparado ao resultado do mês anterior.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.