Governo anuncia retificações em editais do concurso unificado
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O governo federal divulgou uma série de alterações nos oito editais do Concurso Público Nacional Unificado em dois avisos publicados no Diário Oficial da União, de quinta-feira (18). Há mudanças sobre requisitos de formação, locais de trabalho, remuneração, remanejamento de vagas e também pontuação na etapa de avaliação de documentos.

Uma alteração se deu no caso de vagas de Auditor Fiscal do Trabalho no Ministério do Trabalho e Emprego, com edital prevendo 900 vagas. Na versão original, havia a informação sobre a necessidade de que candidatos fossem “especialistas em auditoria e fiscalização”. A retificação aponta que podem concorrer candidatos de qualquer área do conhecimento.
Outra alteração está no Edital 5, para a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), em que havia uma exigência que, para o cargo de técnico de assuntos educacionais, na especialidade de pedagogia, a pessoa poderia ser formada em qualquer área. Na retificação, há a necessidade de ser formado em curso superior de pedagogia.
Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos classificou as retificações como “formais” e que “não trazem qualquer prejuízo aos candidatos”. A pasta defendeu que o objetivo das retificações é “evitar interpretações divergentes do edital e garantir a lisura na seleção dos candidatos que ingressarão no serviço público”.
Fazem parte também da retificação informações sobre ampliação dos procedimentos de segurança. “Os candidatos não poderão aguardar na sala de provas, após o fechamento dos portões, exceto para a ida ao banheiro, necessariamente acompanhado por fiscal; iniciar as provas da autorização do fiscal de sala; registrar ou divulgar por imagem, vídeo ou som a realização da prova ou qualquer material utilizado no concurso; ausentar-se da sala de provas, sem o acompanhamento de fiscal; levar e/ou ingerir bebidas alcoólicas e/ou utilizar drogas ilícitas e/ou cigarro e outros produtos derivados do tabaco no local de provas”.
Confira no Diário Oficial da União as íntegras dos editais e as retificações.
Edição: Fernando Fraga
Manifestação foi acompanhada por um forte efetivo policial, com a presença da Tropa de Choque, da Força Tática e do Batalhão de Ações Especiais de Polícia.
Em nota, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos classificou as retificações como “formais” e que “não trazem qualquer prejuízo aos candidatos”.
Em parecer ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifesta contrariamente a pedido da defesa de Jefferson para retirar da Corte processo a que ex-parlamentar responde por ataques às instituições.
Condenado por dois crimes de homicídio qualificado, Eric Hiromi está preso e não pode recorrer da sentença em liberdade. No julgamento, ele confessou os crimes e pediu perdão aos parentes das vítimas.
Além do Brasil, número 11 no ranking mundial da Fifa, disputa reúne Estados Unidos (vice-líder), Japão (8º) e Canadá (10º). Competição serve de preparação para a Olimpíada de Paris, com início em julho deste ano.
Ao longo do dia, a plataforma única de inscrições enfrentou instabilidade por causa da alta demanda, mas o problema, informou a pasta, foi resolvido durante a tarde.
Alice Padilha, atleta do esqui alpino, e André Luiz da Silva (bobsled) foram os porta-bandeiras do Brasil na abertura do evento. Atletas do país estreiam a partir das 23h desta sexta.
Contribuições poderão ser enviadas por meio da plataforma Participa + Brasil. Para responder à consulta pública, é necessário ter conta no Portal Gov.br.
Medida não é obrigatória e será remetida ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para aprovação.
Margareth Menezes destaca que a Bienal de Viena vai ter curadoria brasileira e que o Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza completará 60 anos, com curadoria de artistas indígenas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google