Governadora Fátima Bezerra é 1ª mulher a presidir Consórcio Nordeste

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, foi eleita, por unanimidade, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, durante reunião realizada nessa quarta-feira (13), no Instituto Ricardo Brennand, no Recife.
Fátima será a primeira mulher a assumir o comando da entidade. Ela falou das prioridades de sua gestão à frente do consórcio em conjunto com os demais governadores nordestinos.
“Nesse contexto, nossa prioridade agora em 2024 vai ser acelerar o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]. Só para o Nordeste está destinada uma carteira da ordem de R$ 700 bilhões. Porque nós estamos falando de investimento de estradas, a infraestrutura viária, com duplicação de estradas do Rio Grande do Norte a todos os estados que compõem o Nordeste, nós estamos falando de investimentos na área da segurança hídrica, consolidar o São Francisco, [isso é] fundamental.”
A governadora potiguar também destacou o planejamento conjunto do Nordeste, por meio do consórcio, no avanço dos investimentos em energias renováveis.
“O Nordeste já [está] no centro dessa agenda da transição energética com um potencial imenso. Afinal de contas, a região é líder de produção de energia eólica em nível nacional, e agora também preparar o Nordeste para adentrar na offshore, que é exatamente a energia no mar. Para tanto, o compromisso do governo federal de expandir as chamadas linhas de transmissão, para que o Nordeste possa concretizar cerca de R$ 140 bilhões, que são projetos já contratados na expansão das energias renováveis na nossa região.”
O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região. Tem como objetivo atrair investimentos, alavancar projetos, realizar compras conjuntas e implementar políticas públicas de interesse coletivo das nove unidades da federação, inclusive em nível internacional.
A posse de Fátima Bezerra na presidência do conselho está prevista para fevereiro do próximo ano. Quem chefia a entidade desde dezembro do ano passado é o governador da Paraíba, João Azevedo.
 
Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista
Em sessão conjunta, 53 senadores e 321 deputados foram contrários aos vetos. Já a manutenção da decisão presidencial teve apoio de 19 senadores e 137 deputados.
Com apoio da Polícia Militar (PM) de São Paulo, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva no estado paulista. 
Zoró pangyjej já têm observado danos à vegetação e contaminação da água em seu território, como resultado da presença dos garimpeiros, diz líder Alexandre Xiwekalikit Zoró.
Antes da semi no sábado (16), o time volta à quadra às 3h desta sexta (15) contra o Vafibank, último jogo do Grupo B. Já Minas Clube foi eliminado após perder o segundo jogo seguido.
Como está, o projeto que tramita com urgência na Câmara dos Deputados prevê carga horária de 2,1 mil horas para esta etapa da educação.
Novo equipamento para monitorar o solo perto da mina nº 18 iniciou o envio de dados para a Defesa Civil de Maceió. Aparelho anterior foi prejudicado pelo rompimento de mina no último dia 10.
Pterossauros, peixes, plantas, insetos e outras espécies de animais, retirados da Chapada do Araripe, vão integrar o acervo do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri.
Ela foi eleita por unanimidade em reunião realizada nessa quarta-feira (13). Posse está prevista para fevereiro do próximo ano.
Decisão do governo de alterar as regras do ensino médio ocorreu após pressão de entidades, estudantes, professores e especialistas para revogar mudanças no currículo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.