Gilmar Mendes determina conciliação em ações sobre marco temporal

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira (22) determinar  a instauração de processo de conciliação envolvendo as ações sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas.
Com a decisão, as ações que tratam da questão devem ser suspensas até decisão final da Corte.  As partes envolvidas terão 30 dias para apresentar propostas de conciliação.
Mendes é relator das ações protocoladas pelo PL, PP e Republicanos para manter a validade do projeto de lei que reconheceu o marco e de processos nos quais entidades que representam os indígenas e partidos governistas contestam a constitucionalidade da tese.
Pela tese do marco temporal, os indígenas somente têm direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.
Em dezembro do ano passado, o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei que validou o marco. Em setembro, antes da decisão dos parlamentares, o Supremo decidiu contra o marco. A decisão da Corte foi levada em conta pela equipe jurídica do Palácio do Planalto para justificar o veto presidencial.
Na decisão, Gilmar Mendes defendeu que questões de grande relevância sejam debatidas antes da decisão final da Corte.
“Qualquer resposta advinda dos métodos tradicionais não porá fim à disputa político-jurídica subjacente, merecendo outro enfoque: o da pacificação dos conflitos, na tentativa de superar as dificuldades de comunicação e entendimentos em prol da construção da solução por meio de um debate construído sob premissas colaborativas e propositivas voltadas a resolver os impasses institucionais e jurídicos advindos da Lei 14.701/2023”, justificou Mendes.
Edição: Juliana Andrade
Com a decisão, ações que tratam do tema devem ser suspensas até decisão final da Corte. Partes envolvidas terão 30 dias para apresentar propostas de conciliação.
Moeda está no menor valor desde o dia 12, quando tinha fechado em R$ 5,12. No mercado de ações, o destaque foram os papéis da Petrobras, os mais negociados na bolsa de valores.
Apesar de não regulamentados pela ANP, dispositivos para abertura do mercado já produzem resultados práticos na transição para tornar setor mais competitivo, diz estudo.
Povos cobram agilidade na conclusão do processo de 14 terras indígenas e retirada de não indígenas. Governo afirma que já homologou dez territórios e busca resolver problemas das áreas. 
Posição contrasta com a do governo Daniel Noboa, que tem defendido a vitória na votação desse domingo (21).
Segundo o ministro, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais. Caso é investigado pela PF e Abin.
Decisão é da ministra Cármen Lúcia, do STF. Ex-procurador da Lava Jato foi condenado a indenizar em R$ 75 mil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Keno Marley (foto) e Luiz “Bolinha” Oliveira foram campeões, respectivamente, nas categorias até 92 kg e 57 kg. Torneio Internacional nos EUA foi pela nova federação internacional.
Com 2,1 milhões de inscritos, concurso selecionará 6,6 mil servidores para 21 órgãos públicos federais e será o certame com maior número de candidatos já realizado no país.
Investigações começaram há um ano, quando cinco pessoas foram presas em flagrante pelo crime de furto de aparelhos celulares durante um evento com uma atração internacional.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.