Futuro das escolas de samba é tema de congresso em Florianópolis

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Termina neste domingo (15) em Florianópolis (SC), a sexta edição do Congresso Nacional do Samba (Conasamba). O encontro, com mais de 600 pessoas inscritas, é organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba), em parceria com Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf), e tem o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Conforme os organizadores, “o objetivo central do evento é promover um debate profundo sobre o futuro das escolas de samba, equilibrando as inovações tecnológicas e estéticas com a preservação das raízes e ancestralidade que tornam o carnaval uma das maiores expressões culturais do país.”
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o carnaval movimentou R$ 9 bilhões este ano e gerou mais de 66 mil postos de trabalho temporários em todo país, contando apenas os setores de turismo e hospedagem. 
De acordo com Moacyr de Oliveira Filho, secretário-geral da Fenasamba, o congresso em Florianópolis é oportunidade para discutir “a escola de samba que queremos.”
Ele salienta que as escolas são como “um organismo vivo das comunidades durante os 365 dias do ano” e oferece às pessoas lazer, mas também oportunidades de trabalho e profissionalização.
“A gente acha que a escola de samba desfila porque existe. O desfile é uma consequência da escola de samba que funciona o ano inteiro, que tem uma relação forte com a comunidade”, acrescenta Moa.
Os participantes do Conasamba se reuniram neste sábado (14) com o secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares. O secretário elogiou o encontro por causa da “representatividade”. Ele disse à Agência Brasil que “há ligas de escola de samba de todas as regiões do país.”
O MinC tem um grupo de trabalho (GT) com organizadores de carnaval de diferentes estados e de gêneros musicais, além do samba. Para Tavares, a Fenasamba “tem demanda por uma política estruturada para criar alternativas para fortalecer o carnaval que estão em discussão no GT.”
Segundo divulgação institucional do Minc, esta é a primeira vez desde 2018 que um representante de alto escalão da cultura vai a Florianópolis. “A visita marca o comprometimento do ministério com o fortalecimento das políticas culturais no estado e a importância para a economia local”, afirma nota.
Além do representante do secretário executivo do Minc, participam do Conasamba mais de 40 conferencistas. Entre eles estão o carnavalesco e comentarista Milton Cunha, os jornalista Aydano Motta e Fabio Fabato, os mestres do samba Sombra e Macaco Branco e a porta-bandeira Selminha Sorriso.
Ao fim do congresso, os participantes receberão certificados emitidos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em função da participação em oficinas de capacitação e na programação do evento.
Edição: Graça Adjuto
Projeto capacita pequenos produtores de Maricá, na região metropolitana, para plantio de ervas medicinais.
Segundo os organizadores, objetivo é debater equilíbrio entre inovações tecnológicas e estéticas, preservação das raízes e ancestralidade.
 Retomadas são áreas consideradas tekoha, territórios ancestrais, pelos indígenas e, por isso, ocupadas por eles para reivindicar a demarcação pelo governo brasileiro.
A Rádio Nacional transmite o clássico carioca, válido pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a partir das 18h30 (horário de Brasília) deste domingo (15).
A TV Brasil transmite o confronto a partir das 10h deste domingo. A emissora pública também abre espaço na programação para a Série B do Brasileiro, com Chapecoense e Ceará.
Ministério da Saúde e médicos fazem alerta para população. Ingestão de água e distância de focos de incêndio são essenciais.
Depois de São Paulo, equipes seguem para o Acre, Amazonas e Rondônia. Assistência envolve avaliação, planejamento e apoio aos gestores locais.
É a segunda vez na carreira que Alison conquista o principal circuito do atletismo mundial. Na final, ele cravou o tempo de 47s93, terminando à frente do catari Abderrahman Samba (48s20).
Para conseguir o título, Rayssa precisou de uma grande manobra, que garantiu a vitória. A skatista de 16 anos competiu contra outras sete atletas, todas japonesas. A brasileira foi campeã do mundo também em 2022.
Marcos Geleia Patriota foi detido em Cascavel, no Paraná. Outros dois candidatos na mesma condição seguem em liberdade.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.