Força-tarefa do SUS atua em três estados do Norte devido à estiagem

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está visitando os estados do Acre, de Rondônia e do Amazonas que sofrem efeitos das queimadas e da seca extrema. Eles recolhem para recolher informações sobre a capacidade de resposta da rede de saúde à população que mais vem sendo afetada pelos efeitos climáticos. O coordenador da Força Nacional do SUS, Rodrigo Stabeli, falou nessa terça-feira (17) ao programa A Voz do Brasil sobre o levantamento que a força-tarefa vem desenvolvendo, junto com os estados e municípios, de ações que possam reduzir o sofrimento e retomar o acesso à saúde da população que está em sofrimento.
Stabeli disse que 30 pessoas estão trabalhando nos três estados, com especialistas em rede de atenção à saúde, em urgência e emergência, em saúde indígena e também dos povos tradicionais. “Esses profissionais têm a capacidade de entender a real dimensão das ações que poderão ser desenvolvidas para, em seguida, montar um efetivo, de acordo com a necessidade de parte do estado ou de um município específico, como hospital de campanha para o atendimento da população”.
O coordenador da Força Nacional do SUS explicou que esses estados são os mais afetados, que já começam a ter moradores isolados, sem suprimento de água, de insumos à saúde, de alimento. “A nossa fase é de preparação de uma missão que pode levar nosso efetivo para garantir a retomada dessa desassistência”. Rodrigo Stabeli disse ainda que na recuperação da catástrofe ambiental que atingiu em maio último o Rio Grande do Sul, a Força Nacional do SUS trabalhou com 730 pessoas no apoio à recuperação do estado.
Segundo Stabeli, os principais problemas que atingem a população desses três estados do norte são “a infecção respiratória aguda, a principal causa, além de problemas de desidratação. As pessoas que estão próximas dos focos de incêndio devem se proteger da fumaça, que pode provocar queimaduras no trato respiratório”, explicou.
O coordenador disse também que todos os problemas de saúde relacionados à seca ou às queimadas estão sendo levados à rede de assistência à saúde desses estados com orientações “para que se possa ter a melhor percepção médica dos principais agravos que chegam por causa dessa estiagem”. 
Edição: Graça Adjuto
Prisão ocorreu no interior de uma fazenda, local ermo e de difícil acesso na zona rural de Conservatória, distrito de Valença. No momento da abordagem, ele não ofereceu resistência.
Professor Gilberto de Souza Marques, da Universidade Federal do Pará, diz que agropecuária, mineração e exploração de madeira são atividades que mais contribuem para desmatamento.
Pesquisa, que considera apenas companhias com mais de 100 empregados, mostra que iniciativas relacionadas a resíduos sólidos e reciclagem são as mais adotadas.
De acordo com a medida, os profissionais vão trabalhar em articulação com os órgãos de segurança pública dos estados e entidades públicas de proteção do meio ambiente.
Acre, Rondônia e Amazonas são os estados mais atingidos e já começam a ter moradores isolados, sem suprimento de água, insumos à saúde e alimentos.
Percentual cresce entre professores do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), chegando a 67%. Entre os professores do fundamental I (entre o 1º e o 5º ano), índice é de 48%
Roqueiro e autor aborda a trama do romance policial Vento em Setembro durante entrevista exclusiva à apresentadora Eliana Alves Cruz.
Doença é caracterizada pela ruptura da camada interna da aorta, a principal artéria do corpo. Diagnóstico é feito por angiotomografia.
Maria Aparecida de Aquino lembra disputas políticas da década de 50, quando o jornalista e político Carlos Lacerda fazia oposição ferrenha a Getulio Vargas.
A TV Brasil transmite o confronto entre o Vozão e o Coxa disputado no Couto Pereira, ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (18).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.