Força-tarefa define medidas para fortalecer acolhimento familiar

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) reuniu várias instituições, como ministérios e colegiados de assistência social, em uma força-tarefa para garantir o direito de convivência familiar a crianças, adolescentes e jovens mesmo durante medida protetiva de acolhimento. Uma recomendação conjunta foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (23), com objetivos e orientações.
O texto orienta que União, estados, Distrito Federal, municípios, Poder Judiciário e o Ministério Público trabalhem em regime de colaboração com a sociedade civil, para atingir objetivos como a implementação e a ampliação dos Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora do Sistema Único de Assistência Social, por exemplo. Também recomenda um esforço para promover a transição da modalidade de acolhimento institucional para acolhimento familiar.
O principal objetivo é permitir que crianças e adolescentes afastados da família de origem por qualquer razão, possam aguardar uma solução em ambiente familiar, por meio de adoção temporária, por exemplo. Esse formato daria lugar à permanência do menor de 18 anos em instituições, até que ele possa ser reinserido na família ou que seja adotado de forma permanente.
As recomendações incluem a meta de garantir o acolhimento em ambiente familiar de, pelo menos, 25% da demanda do país até 2027.
O documento indica estratégias para atingir os objetivos estabelecidos, como o financiamento por diferentes frentes para ampliação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, bem como o direcionamento dos recursos disponíveis preferencialmente para essa modalidade.
A estruturação, oferta e qualificação de formação inicial e de educação permanente para os atores envolvidos na transição, também são medidas previstas para alcançar metas e objetivos.
Mais do que recomendações, o documento é também um compromisso das instituições participantes de concentrar esforços em medidas que possibilitem a transição, como o estudo da situação de cada caso, a elaboração e implementação do Plano Individual de Atendimento (PIA), de forma intersetorial e o envio de relatórios trimestrais para o Poder Judiciário, pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, por exemplo.
Além do CNJ, assinam o documento ministros e presidentes do Conselho Nacional do Ministério Público, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Ministério do Planejamento e Orçamento, Conselho Nacional de Assistência Social, Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente.
Edição: Graça Adjuto
Coletas subiram de 53,5% para 69,8% no Maranhão; de 60,1% para 73,4% no Piauí e de 71,2% para 75,9%, no Acre. São Paulo é o estado com maior cobertura (99%). Em 2010, eram 98,2%.
Censo 2022 mostra que 62,5% dos brasileiros têm acesso à rede geral, rede pluvial ou fossa ligada à rede, e 13,2% contam com fossa séptica ou fossa filtro não ligada à rede.
Estados Unidos imporão novas restrições de exportação a quase 100 entidades por fornecerem apoio à Rússia e tomarão medidas para reduzir ainda mais as receitas de energia do país.
João Fonseca (foto), Thiago Monteiro e Thiago Wild avançam na chave de simples e Rafael Matos segue nas duplas no maior torneio de tênis na América do Sul.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ideia é imunizar, até o fim de março, 354 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de forma escalonada.
A Trilha de Finanças do G20 propôs agenda que começa com o debate sobre o papel de políticas públicas no combate às desigualdades, em linha com as prioridades gerais do Brasil no grupo.
Netanyahu lembra objetivos de Israel na Faixa de Gaza: destruir a capacidade militar e a infraestrutura governamental tanto do Hamas quanto da Jihad Islâmica e libertar reféns.
Grupo, que reúne várias instituições, deve trabalhar, em conjunto com a sociedade, para garantir direito de convivência familiar a crianças, adolescentes e jovens.
Fogo atingiu dois blocos de apartamentos, de 14 e dez andares, com 138 unidades e cerca de 450 moradores. Número de desaparecidos pode ser revisto.
Pouso ocorreu após falha de 11 horas no sistema de navegação autônoma do veículo, que exigiu dos engenheiros na Terra uma solução alternativa.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.