Flávio Dino defende criação de Conselho Nacional das Polícias

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nesta terça-feira (23) que sugeriu ao governo federal a criação de um Conselho Nacional das Polícias. Segundo Dino, a proposta foi enviada à Casa Civil da Presidência da República.
Dino concedeu hoje a última coletiva de impressa antes de deixar o comando da pasta. No dia 1° de fevereiro, Dino será sucedido pelo ministro Ricardo Lewandowski. No dia 22 de fevereiro, o atual ministro será empossado no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao fazer um balanço de sua gestão na segurança pública, Flávio Dino afirmou que enviou à Casa Civil uma proposta para implementação da Política Nacional de Segurança Pública.
“Nós elaboramos uma proposta e enviamos à Casa Civil, em que nós sugerimos, por emenda constitucional, a criação do Conselho Nacional das Polícias e da Corregedoria Nacional das Polícias. Para termos um sistema nacional normativo, mandatório, articulado, como existe no SUS e no Judiciário. É o passo de tirar do papel a política nacional que existe”, anunciou.
Sobre a recomendação aprovada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) para o uso de câmeras corporais pelas polícias em todo o país, Dino disse que a utilização dos equipamentos é uma ferramenta de “proteção dos bons policiais”, mas que não deverá ser assinada por ele.
“Nós avançamos no que era possível. O problema não é comprar câmera, é padronizar isso nacionalmente para que os sistemas falem entre si e ter a ferramenta de análise. Eu não vou mais praticar nenhum ato sobre isso. Acho que em uma semana [para sair] isso não seria cabível”, completou.
Sobre a investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista da parlamentar, Anderson Gomes, Dino destacou o trabalho da Policia Federal, mas ponderou que não há prazo para o fim de investigação.
Conforme divulgado pela imprensa, o ex-policial militar Ronnie Lessa teria aceito acordo de delação premiada com a PF e fornecido informações que apontam o mandante do crime.
“Tenho mencionado que a Polícia Federal é uma das melhores polícias do mundo. A entrada dela no caso, há um ano atrás, por determinação minha, fez com que houvesse uma colaboração mais estreita com o Ministério Público do Rio de Janeiro”, afirmou.
Mais cedo, Dino e Lewandowski se reuniram para a iniciar a transição de comando do ministério.
Edição: Aline Leal
Medida apoia a prefeitura, que estuda extensão da proibição dos celulares em sala de aula, para todos os ambientes escolares, incluindo intervalos entre aulas.
Impulsionado pela recuperação do minério de ferro no mercado internacional, o índice Ibovespa fechou aos 128.263 pontos, com alta de 1,31%.
Ao fazer um balanço de sua gestão na segurança pública, o futuro ministro do STF disse que enviou à Casa Civil uma proposta para implementação da Política Nacional de Segurança Pública
Os últimos dois corpos foram encontrados na manhã desta terça-feira (23). A embarcação naufragada fazia transporte irregular de passageiros entre a Ilha de Maria Guarda e Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador.
Órgão informou que emitiu um total de 3.425 alertas para os municípios monitorados ao longo do ano passado. Foram 1.813 registros hidrológicos e 1.612, geohidrológicos.
Pesquisadores catalogaram peças de cerâmica marajoara expostas após erosão e seca em rios de arquipélago paraense
Reporto prevê isenção para investimentos em modernização de portos e de ferrovias ligadas a portos nos seguintes tributos: Imposto de Importação, IPI, PIS e Confins.
Capitão da seleção (camisa 14) revelou que equipe foi alvo de bananas arremessadas das arquibancadas, após vitória contra hermanos e conquista do título Centro-Sul-Americano no sábado (20).
Todas as etapas serão realizadas em Brasília. O valor da taxa de inscrição é R$ 160. As provas objetivas e discursiva estão previstas para o dia 21 de abril, no turno da tarde.
Empresa monitora o encalhe de diversas espécies nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, Sergipe-Alagoas e Potiguar, onde produz ou explora petróleo e gás.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google