Festival de Inverno de Campos do Jordão começa neste sábado

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Começa neste sábado (29), em São Paulo, a 54ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, o festival será realizado em três espaços em Campos do Jordão e dois na capital, com apresentações na Sala São Paulo e no Instituto Mackenzie.
A programação artística será realizada até 28 de julho, com a apresentação de mais de 60 concertos, todos com entrada gratuita, com destaque para espetáculos do Uruguai, Chile, Colômbia, Inglaterra e Suíça, além de grupos brasileiros.
“É um imenso prazer realizar mais uma edição do tradicional evento de música clássica da América Latina. Uma questão muito relevante é a formação de jovens músicos promissores, que conseguem uma visibilidade que faz a diferença. Com este evento, o governo de São Paulo segue com seu compromisso de promover a cultura e toda a sua transversalidade”, afirmou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.Marília Marton.
O módulo pedagógico oferece 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos, sendo 119 para instrumentistas, seis para regentes, seis para piano e seis para violão. Durante um mês, os 65 professores desenvolvem duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara, música antiga e camerata, totalizando 1.200 horas de aula com os maestros. Entre eles, estão o brasileiro Luis Otávio Santos, com a Orquestra Bach do Festival; o italiano Lorenzo Tazzieri, que vai regir a Camerata no programa Gala Puccini; e o chileno Maximiano Valdés e brasileiro Marcelo Lehninger, ambos à frente da Orquestra do Festival.
“Os bolsistas apresentarão o balé O Pássaro de Fogo, de Stravinsky, em 20 de julho. Também vão atuar em La Mer, uma das obras-primas de Claude Debussy, em 27 de julho. O alunos de regência apresentam concerto no Parque Capivari com a GRU Sinfônica, em 27 de julho. Três performances da filarmônica na Sala São Paulo, na capital do estado, terão transmissão ao vivo no YouTube do festival, nos dias 7, 21 e 28 de julho’, informou a organização.
Ao final do curso, os alunos receberão prêmios, sendo o maior deles o Eleazar de Carvalho, que homenageia o criador do evento. Neste ano, o festival oferece ao músico que mais se destacar uma bolsa de estudos no valor de US$ 1400 mensais (cerca de R$ 7,5 mil). Com o traslado entre o Brasil e o exterior sendo pago pela organização, o escolhido poderá estudar por até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha.
>> Para consultar a programação do evento, basta acessar aqui.
O Festival de Campos do Jordão é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Edição: Maria Claudia
Ferramenta reúne documentos sobre residências coletivas temporárias de natureza privada, em grande parte religiosas, para recuperação de pessoas que fazem uso de álcool e drogas
Estados mais afetados são Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná. Em São José dos Ausentes (RS), a temperatura na madrugada chegou a -0,7ºC.
A programação musical, que prossegue até o dia 28 de julho, foi dividida entre três espaços em Campos do Jordão e dois na capital paulista, na Sala São Paulo e no Instituto Mackenzie.
Projeto vai proporcionar melhor infraestrutura de conectividade em 102 escolas, 47 creches e nos quatro centros de atendimento educacional, além de 62 unidades básicas de saúde.
Nova estrutura poderá receber 26 mil pessoas e terá uma área de fun fest no entorno. além de nova identidade visual, inspiada nos trançados da cestaria indígena.
“Através dessa visualização da localização geográfica, a gente clica no ponto, no alfinete, e aí se abre a história para a gente conhecer”, diz a historiadora Rita Colaço.
Mostra gratuita será inaugurada neste sábado , estendendo-se até 16 de dezembro. Ingressos podem ser retirados na bilheteria física ou no site do CCBB.
Mostra foi feita a partir de uma longa pesquisa em cima dos acervos e coleções do artista, de 88 anos, espalhados no Brasil. Também foram usados livros e biografias que foram escritos sobre o xilógrafo.
Apesar de a geração ser relativamente baixa, o Brasil faz parte de um seleto grupo de apenas três países que têm reservas de minério, tecnologia de beneficiamento e usinas para produzir energia.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google