Favelas iniciam conferências para enviar sugestões ao G20

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Representantes de favelas de vários países começam nesta segunda-feira (29) uma série de conferências para discutir problemas e soluções para esses territórios, em preparação para a cúpula do G20, que acontece em novembro, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira Conferência Internacional das Favelas-20 está sendo realizada no Complexo da Penha.
Até setembro deste ano, estão previstas conferências em mais de 3 mil favelas das 27 unidades da federação e de outros 40 países, como Moçambique, Congo, Cazaquistão e Bélgica. A ideia é reunir propostas para entregar aos governantes do G20, que reúnem 19 das principais economias do mundo, além da União Europeia e União Africana.
“As favelas contribuem muito para o desenvolvimento do país, com sua mão de obra. E os pensamentos que a favela tem normalmente não são aproveitados pelo poder público, porque a favela não é consultada sobre temas relevantes. E agora, com o G20, é uma oportunidade que a gente tem da favela se organizar, pautar os temas que nos interessam. É a chance que a favela tem de mostrar que tem capacidade de pensar sobre os temas que os governos estão propondo: a sustentabilidade, os direitos humanos, a [redução da] desigualdade”, afirma Celso Athayde, cofundador da Central Única das Favelas (Cufa).
Segundo Athayde, depois das conferências locais nas favelas, serão realizados eventos estaduais e nacionais, nos 41 países. “A gente vai fazer as vozes dessas pessoas serem ouvidas. Se os chefes de Estado vão levar em consideração depois de ouvir, é responsabilidade deles. Nossa responsabilidade é se organizar e demonstrar que as favelas não podem ser apenas coadjuvantes. Elas precisam ser protagonistas quando a agenda também é delas”.
*Colaborou Cristiane Ribeiro – Repórter do Radiojornalismo
Edição: Valéria Aguiar
Comunicado do Ministério da Saúde ressalta que a doença é facilmente evitável por meio de vacina, disponível no SUS para todas as idades. 
Estão previstos encontros em mais de 3 mil favelas das 27 unidades da federação e de 40 países. Meta é reunir propostas aos governantes que reúnem 19 das principais economias do mundo.
Secretário norte-americano voltou a rejeitar possibilidade de o Exército israelense lançar ofensiva contra Rafah, na fronteira com o Egito, sem plano para proteger civis.
Ibama diz que situação de emergência ambiental ocorre quando desastre natural ou falha humana cria ameaça ao meio ambiente. Assim, são necessárias ações para reverter essa condição.
“As coisas estão avançando, mas é preciso ter sempre cuidado nessas discussões. Situação em Gaza é catastrófica”, disse ministro francês.
Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país. Prazo de inscrição vai até 10 de maio, como também pedidos de atendimento especializado.
Governador de Oklahoma, Kevin Stitt, declarou “estado de emergência”, liberando mais verbas para socorristas e operações de recuperação.
Na semana passada, Pedro Sánchez divulgou carta aos espanhóis anunciando a possibilidade de renunciar devido a ataques contra a esposa Begoña Gómez.
Programa de transferência de renda do governo federal alcançará, neste mês, 20,89 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,19 bilhões.
Em publicação na rede social X, ministra da Saúde lembrou que o serviço foi criado no primeiro mandato do presidente Lula, há 20 anos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.