F20: favelas cariocas promovem fórum de debates sociais de olho no G20

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Lideranças de favelas do Rio de Janeiro se reúnem nesta segunda-feira (8) para o Favelas 20 (F20), fórum de debates que pretende apresentar demandas para o G20 Social. O evento será na Casa Voz Vidigal, na zona sul da cidade. Já confirmaram presença representantes da Vila Kennedy, de Manguinhos, da Rocinha, do Vidigal, Complexo do Alemão, da Maré, de Acari, do Caju, Fumacê e Jacarezinho.
A Cúpula Social do G20 será realizada entre os dias 14 e 16 de novembro, também no Rio de Janeiro. O F20 pretende ampliar a base de participação e de decisão dos movimentos de favelas nos processos da Cúpula. Lideranças entendem que é uma oportunidade para fortalecer a estratégia de deixar a participação social como grande legado da presidência brasileira no G20.
O F20 quer dar protagonismo às vozes faveladas na luta por justiça social e fortalecer as pautas que visam a superar problemas como pobreza, violência, impactos ambientais e falta de infraestrutura. Sem a perspectiva das favelas nas discussões do G20, existe a preocupação de que necessidades específicas dessas comunidades possam ser ignoradas.
“O objetivo do F20 é fazer a população da favela participar da tomada de decisão. A gente quer incluir muito mais a favela nos debates locais, regionais e especialmente globais a partir do que acontece dentro dela. Vamos levar a favela para as discussões globais”, afirma Gabriela Santos, diretora executiva do Voz das Comunidades.
O F20 é dividido em cinco grupos de trabalho (GTs): combate às desigualdades, pobreza, fome e promoção da saúde mental; acesso à água potável, saneamento básico e higiene pessoal; combate à crise climática e promoção da transição energética justa; combate ao risco de desastres naturais; transformação, inclusão digital e cultural.
Serviço
Cerimônia de lançamento do F20
Data: segunda-feira, 8 de julho de 2024
Horário: 9h às 11h da manhã
Local: Casa Voz Vidigal – Rua Armando Almeida Lima, número 8 – Vidigal
Edição: Graça Adjuto
Bombardeio foi um dos muitos feitos pela Rússia nesta segunda. Além de Kiev, foram afetadas Dnipro, Kryvyi Rih, Sloviansk e Kramatorsk.
Medida tem o objetivo de tornar a compreensão das informações mais acessível, principalmente para os clientes que têm ou precisam acessar contas bancárias de mais de uma instituição financeira.
TV Brasil mostra, às 23h, como o programa do Ministério da Cultura tem sido importante para a cultura nas mais diferentes regiões.
Encontro desta segunda-feira (8), preparatório à Cúpula Social do G20, quer dar protagonismo às vozes faveladas na luta por justiça social.
A cada 100 notícias analisadas, a ferramenta conseguia acertar se era fato ou boato em 94 situações. No total, foram analisadas mais de 30 mil mensagens publicadas na rede social X.
Com os resultados, os três derrotados seguem batendo ponto na zona de rebaixamento do campeonato, com 15 rodadas.
Líderes latino-americanos comemoram vitória da esquerda francesa. Extrema-direita, apontada como favorita, ficou em terceiro lugar.
Programação é extensa e os ingressos são gratuitos. O Sesi Lab é um espaço inédito que conecta arte, ciência e tecnologia, aberto a todos os públicos.
Após um primeiro turno com vitória da extrema-direita, as projeções do segundo turno surpreenderam com a Nova Frente Popular elegendo pelo menos 170 parlamentares.
Segundo peritos e advogados, faltam definições sobre os procedimentos necessários para cumprir decisão do Supremo. CNJ e advogados aguardam publicação de acórdão.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google