Escolas do RS estão dispensadas de cumprir o mínimo de dias letivos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira (14) a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que define diretrizes orientadoras aos sistemas de ensino, às instituições e às redes escolares do Rio Grande do Sul para a retomada segura das aulas na educação básica e na educação superior, em razão do estado de calamidade pública causado pelos eventos climáticos na região.  
Para o ensino fundamental, médio e educação superior, as instituições ficam dispensadas de cumprir mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual . Já na educação infantil, a dispensa é para o cumprimento do mínimo de dias de trabalho educacional e do cumprimento da carga horária mínima anual. 
A integralização da carga horária mínima do ano letivo poderá ser efetivada no ano seguinte, inclusive por meio da adoção de um currículo ininterrupto de duas séries ou anos escolares contínuos. Também fica autorizada a utilização de espaços alternativos para o cumprimento de atividades letivas em todos os níveis e etapas educacionais. 
O CNE recomendou um esforço dos gestores educacionais para que sejam criados ou reforçados plataformas públicas de ensino remoto e espaços alternativos para o cumprimento das atividades letivas. 
As diretrizes valem durante o período afetado pelo estado de calamidade pública no território.    
Segundo o MEC, o objetivo da flexibilização de regras é criar condições para que as redes de ensino estadual e municipais e as instituições de educação superior sediadas no Rio Grande do Sul reorganizem os calendários escolares, em um cenário gradual de volta à normalidade institucional e à possibilidade de continuidade do período letivo, a partir da utilização de novas tecnologias digitais de informação e comunicação.     
Até hoje, 1.044 escolas de 248 municípios foram afetadas e mais de 362 mil estudantes estão impactados. Desse total de escolas, 538 estão danificadas. Outras 83 escolas estão servindo de abrigo. 
Edição: Sabrina Craide
Nível do Guaíba, rio que banha a capital e região metropolitana, subiu e atingiu a marca de 5,21 metros, ficando 2,21 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros.
Em março deste ano, o TRE do DF havia condenado Leandro Grass à inelegibilidade por oito anos por entender que o candidato fez campanha negativa contra o governador Ibaneis Rocha.
A oficialização de Pimenta e os detalhes sobre a nova pasta serão dados durante visita do presidente Lula ao estado, prevista para esta quarta-feira (15), quando serão anunciadas novas medidas de socorro à população gaúcha.
Em nota, estatal diz que Jean Paul Prates solicitou que o Conselho de Administração aprecie o “encerramento antecipado de seu mandato” na presidência da petrolífera. 
Integralização da carga horária mínima do ano poderá ser efetivada no ano seguinte. Regras foram definidas pelo Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação. 
Jogando no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, o Galo foi derrotado por 2 a 0 e deixou de ter 100% de aproveitamento na competição continental.
Castro deverá informar nos autos se estão programados aportes emergenciais para a concessionária e se há previsão para a implantação da reestruturação do contrato de concessão até janeiro de 2025.
Coligação formada por partidos de oposição pediu ao TSEpara  rever decisão do Tribunal Regional Eleitoral que rejeitou a cassação de Zema por abuso de poder político nas eleições de 2022.
O contribuinte pode destinar até 6% do imposto devido para fundos estaduais e municipais vinculados ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Estatuto do Idoso.
 
A partir das 17h, o Sintonia com o Sul terá uma hora e meia de duração e vai trazer as principais informações sobre resgates, ações emergenciais, previsões do tempo, entre outras.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.