Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Começa nesta segunda-feira (15) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo, que segue até 26 de abril, vale também para justificativas de ausência na edição de 2023.
Os interessados devem pedir a isenção pela Página do Participante, utilizando o Login Único do Gov.br. Quem não lembrar a senha da conta pode recuperá-la seguindo orientações disponíveis na própria plataforma.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prevê a gratuidade da taxa de inscrição do Enem para candidatos que se enquadram nos seguintes perfis:
– Matriculados na 3ª série do ensino médio em 2024 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
– Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
– Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.
Segundo o Inep, quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023 precisa justificar a ausência caso queira participar da edição deste ano gratuitamente. 
– Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
– Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
– Período de recursos: de 13 a 17 de maio
– Resultado dos recursos: 24 de maio
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame para selecionar estudantes.
Os resultados são listados como critério único ou complementar em processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Edição: Graça Adjuto
Perímetro de segurança foi montado com atiradores de elite. Aeronaves e cães farejadores buscaram suspeitos e equipe do Esquadrão Antibombas trabalhava com o artefato explosivo.
Nos últimos anos, o desmatamento e a degradação avançaram sobre os biomas brasileiros. Para o MapBiomas, entre 2019 e 2022, o Brasil perdeu 9,6 milhões de hectares de vegetação nativa.
Só nas últimas 24 horas, nove pessoas morreram e oito ficaram feridas, a maioria devido à queda de raios e árvores ou ao desabamento de casas.
“Pela primeira vez, vemos que não há convergência. Países pobres estão ficando mais pobres”, disse à Reuters Ayhan Kose, vice-economista-chefe do Banco Mundial.
Com o aumento de 8,4%, a organização ultrapassou as milícias e passou a responder por 51,9% das áreas controladas por criminosos na região, diz estudos da UFF e Fogo Cruzado.
Polícia já deteve um homem, que está sendo ouvido. As pessoas feridas não apresentam risco de morte e estão sendo atendidas por equipes médicas no local.
Pedido deve ser feito na Página do Participante. Prazo, que segue até 26 de abril, vale também para justificativas de ausência na edição de 2023. 
Valor pode ser sacado a partir desta segunda. Calendário de pagamento segue o mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS, ou o número final de inscrição do Pasep.
Secretário-geral da ONU reforçou que a paz e a segurança regionais – mas também “globais”- estão sendo minadas e que nem a região, nem o mundo, podem permitir mais guerras.
Parceria com alemão Alexander Zverev entrou no torneio como dupla alternativa. Na final, foi superada por belgas. No tênis feminino, Brasil adia sonho de avançar na Billie Jean King Cup.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.