Empresas têm até dia 29 para enviar comprovantes de rendimentos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Os empregadores têm até esta quinta-feira (29) para enviar aos seus funcionários os informes de rendimentos referentes a 2023. O prazo também vale para bancos e corretoras de valores, que devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras aos seus clientes.
Os comprovantes são necessários para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Este ano, o período de entrega – sem multa – vai de 15 de março a 31 de maio.
A disponibilização dos informes é obrigatória e pode ser feita pelos Correios ou de forma digital, por e-mail, internet ou intranet. No caso de servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser obtido pelo site ou aplicativo SouGov.br.
Os comprovantes fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos trabalhadores no ano anterior e detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Contribuições para previdência complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo também devem ser informados, caso existam.
Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer os comprovantes, cujos dados serão usados para o contribuinte deduzir os valores cobrados no Imposto de Renda.
Caso o contribuinte não receba os informes no prazo, deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se o atraso persistir, a Receita Federal pode ser acionada. Em caso de erros ou de divergência de dados, é necessário pedir novo documento corrigido.
A Receita orienta os contribuintes a guardar os informes de rendimentos por, no mínimo, cinco anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração. A regra também vale para os demais documentos que servem para comprovar as informações prestadas.
A declaração do IRPF é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis acima de dois salários mínimos em 2023.
Edição: Kleber Sampaio
Produtores de toda a Europa vêm protestando há semanas para exigir ação dos legisladores em relação a uma série de pressões que, segundo eles, o setor está sofrendo.
Ônibus, da empresa Bel-Tour, saiu do bairro de Sepetiba, na zona oeste da cidade do Rio, e levava 29 pessoas, a serviço da empresa ICN.
Contribuintes devem guardar informes de rendimentos por, no mínimo, cinco anos, contados a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração do Imposto de Renda.
Levantamento da CNI analisou situação financeira em 40 trimestres. Em todos eles, os pequenos empresários industriais registraram dificuldade de acesso ao crédito.
O tenista gaúcho derrotou os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler, ao lado do colombiano Nicolas Barrientos, por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6/3).
Iniciativa de empreendedores pretende fortalecer negócios de impacto social que gerem inclusão, emprego e renda.
Ministro da Fazenda se sentiu indisposto na noite deste domingo (25) e fez a testagem. Seu estado de saúde é melhor hoje, apesar do diagnóstico positivo, informou assessoria.
O descumprimento da lei prevê multa administrativa de até 3% da folha de pagamento, que ainda pode ser somada a outras sanções.
Renúncia ainda deve ser aceita pelo presidente Mahmoud Abbas, que pode pedir que ele permaneça como interino até que um substituto permanente seja nomeado.
Auxílio Gás também será pago nesta quarta-feira às famílias cadastradas no CadÚnico. O valor caiu para R$ 102, por causa das reduções recentes no preço do botijão.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.