Embaixador brasileiro na Argentina é chamado a Brasília para consultas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, foi chamado a Brasília nesta segunda-feira (15) pelo governo brasileiro para consultas. Na linguagem diplomática, a chamada para consultas é uma forma de protesto.
“O deslocamento do embaixador à capital federal tem o propósito de repassar, de maneira aprofundada e pessoal, os principais temas do relacionamento entre Brasil e Argentina com interlocutores no governo brasileiro”, informou o Itamaraty.
A expectativa é que Bitelli reassuma suas funções em Buenos Aires na semana que vem.
Em Brasília, o embaixador teve encontros com o chanceler Mauro Vieira e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante almoço de recepção oficial ao presidente da Itália, Sergio Mattarella.

A iniciativa de convocar o embaixador ocorre em meio à piora na relação entre Lula e o presidente Javier Milei, dias após o chefe do governo argentino participar de uma conferência conservadora em Balneário Camboriú, Santa Catarina, que contou com presença do ex-presidente Jair Bolsonaro e figuras da extrema-direita brasileira. Na ocasião, Milei deixou de ir à Cúpula de Chefes de Estado de Países do Mercosul, no Paraguai, o que foi alvo de críticas.
Edição: Nádia Franco
Segundo o deputado federal, a conversa seria gravada com objetivo de registrar um crime contra o ex-presidente. Áudio foi apreendido no celular do ex-diretor da Abin.
Convocação do embaixador ocorre em meio à piora na relação entre Lula e Milei, dias após o chefe do governo argentino participar de conferência conservadora em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
“Vamos achar e punir severamente aquele que deveria estar do nosso lado”, disse Cláudio Castro
Preso desde o dia 24 de março, Rivaldo Barbosa participou de audiência no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, por videoconferência.
Na comparação com o último ano-safra, o valor a ser disponibilizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social representa acréscimo de investimentos de 73%.
Movimento inspirado por frase de Marielle Franco, Não Seremos Interrompidas foi relançada pelo instituto que leva o nome da vereadora morta em 2018.
O ex-presidente vai aceitar formalmente a nomeação do partido em um discurso na quinta-feira. Ele deverá enfrentar o presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, nas eleições de 5 de novembro.
São 37 anos de atraso em relação ao marco legal brasileiro sobre o tema.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.