Em mensagem do Dia das Mães, Lula se solidariza com vítimas das chuvas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo (12) uma mensagem de Dia das Mães, em que cita a tragédia ambiental que atinge o Rio Grande do Sul desde o fim de abril e já matou ao menos 143 pessoas e deixou outras 806 feridas.
“Hoje eu quero homenagear todas as mães brasileiras, mas quero deixar uma mensagem especial de solidariedade para as mães do Rio Grande do Sul, vítimas de uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil. Vocês não estão sozinhas”, disse o presidente em mensagem publicada nos canais de comunicação do governo.
Lula acrescentou que “estamos juntos para recuperar e reconstruir o que foi destruído: cidades, casas, pontes e rodovias”. Ele também citou as mortes na tragédia e exaltou a solidariedade entre os brasileiros.
“Sabemos que nem tudo poderá ser recuperado. Mães perderam seus filhos e filhos perderam suas mães. A melhor maneira de honrarmos a memória daqueles que se foram é trabalharmos juntos com aquilo que o povo brasileiro tem de melhor: o espírito de união, a solidariedade e o amor ao próximo”, disse o presidente.
O governo federal tem anunciado medidas para os esforços de resgate e, posteriormente, para a reconstrução de cidades que ficaram inundadas. Foi flexibilizada, por exemplo, a transferência de recursos financeiros para municípios afetados.
Em medida provisória publicada na noite de sábado (11), o governo abriu mais R$ 12,1 bilhões em crédito extraordinário para que diversos órgãos federais possam executar as ações necessárias para enfrentar a tragédia. Com isso, o total de recursos federais destinados ao RS chega a R$ 60 bilhões.
Entre as ações emergenciais previstas estão: a abertura de novas linhas de crédito; medidas de apoio à segurança alimentar; liberação de parcelas extras do seguro-desemprego; implementação de serviços de saúde primária, especializada e de vigilância epidemiológica; reposição de medicamentos; e reconstrução de rodovias.
Edição: Vinicius Lisboa
O principal ingrediente do sabão ecológico é o óleo de cozinha usado, que está sendo doado pela comunidade, assim como os demais insumos: soda, álcool e embalagens.
Nível já está em repique, tendo aumentado 10 centímetros neste domingo, e chuva intensa com ventos fortes pressionam para que a água continue a se acumular.
Novo crédito extraordinário é destinado a ações que já haviam sido anunciadas, como a compra e distribuição de alimentos e a reposição de medicamentos perdidos nas inundações
Curadoria da 38ª edição do evento bianual retrata a multidimensionalidade da produção contemporânea e admite a impossibilidade de traçar um panorama exato da arte brasileira.
Na tarde deste domingo (12), em grande parte do estado, a temperatura máxima já fica abaixo dos 25º, enquanto no extremo sul do estado, na fronteira com o Uruguai, será em torno de 12º a 15º.
Entre os imunizantes já recebidos estão os contra tétano, difteria, hepatites A e B, coqueluche, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, raiva e picadas de animais.
Técnica evita a pesca acidental de tubarões e raias, de modo a preservar as espécies, reduzindo o risco de extinção de algumas delas, como o tubarão-martelo, por exemplo.
“Mães perderam seus filhos e filhos perderam suas mães. A melhor maneira de honrarmos a memória daqueles que se foram é trabalharmos juntos”, disse.
Todos os anos, raios provocam cerca de 110 mortes no Brasil e ferimentos em mais de 200 pessoas. Com 82%, homens foram a maioria das vítimas no período entre 2018 e 2022.
Após oito anos, um brasileiro avança a esta fase na disputa de simples de um torneio Masters 1000. Nas duplas, o compatriota Rafael Matos segue vivo e joga na segunda (13).
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google