Dez milhões de brasileiros têm a nova Carteira de Identidade Nacional
Ex.Saúde, Presidente, Governo
Dez milhões de brasileiros já têm a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O documento começou a ser emitido em julho deste ano e atualiza o Sistema de Identidade Nacional, determinando o número do CPF como o único número de Registro Geral (RG) – uma forma de evitar que cada estado emita um documento com número diferente por cidadão.
“Estamos trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a emissão da CIN, recomendamos aos cidadãos que têm interesse em ter a sua carteira que procurem o posto de atendimento de seu estado”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, em nota.
Como a CIN acompanha todo o ciclo de vida dos cidadãos, sua base de dados possibilitará, no futuro, que o governo emita informações importantes para o cidadão. Será possível, por exemplo, orientar os estudantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou avisar a uma pessoa idosa que ela tem direito a receber um benefício, como o BPC. “Com a CIN, vai ficar mais simples saber se uma pessoa tem direito a receber o Bolsa Família ou avisar sobre a data de uma consulta médica”, acrescentou Mascarenhas.
Outra vantagem é a conexão com a identidade digital do GOV.BR. Com a nova carteira, os usuários da plataforma do governo federal tornam a sua conta de nível ouro, garantindo o maior nível de segurança. Até o momento, o GOV.BR possui mais de 159 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4,3 mil serviços digitais.
O novo documento também é emitido sem inclusão de gênero, sem distinção de nome social e de registro. Essas mudanças na Carteira de Identidade Nacional foram solicitadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de promover mais cidadania e respeito às pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (LGBTQIA+).
A primeira via da CIN é gratuita e pode ser emitida até 2032. Mais informações sobre a nova carteira estão disponíveis na internet.
O prazo de validade da nova carteira varia conforme a faixa etária:
*Estagiária sob supervisão de Marcelo Brandão
Edição: Lílian Beraldo
Recurso extra deve ser usado para apoiar contratação de 31 mil apólices no 2º semestre
Quem se despediu de forma precoce da competição em Paris foi Abner Teixeira. O paulista foi derrotado pelo equatoriano Gerlon Chala na categoria super pesado.
Documento começou a ser emitido em julho deste ano e atualiza o Sistema de Identidade Nacional, determinando o número do CPF como o único número de Registro Geral (RG).
Primeira negra a integrar o acervo, a escritora destaca a importância de ocupar o espaço dedicado à memória e literatura da tradicional casa.
Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA) será realizada de 17 a 27 de agosto. Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica está marcada para o período de 25 a 29 de novembro.
Edição inédita do programa vai ao ar nesta segunda-feira (29), às 23h, na TV Brasil.
Segundo o presidente do IBGE, Márcio Pochmann, conferência sobre agentes produtores e usuários de dados é um momento histórico para o órgão, reconhecido por seus excelentes serviços.
O sérvio, que busca um inédito ouro olímpico, dominou o jogo de forma arrasadora para abrir vantagem de 6-1 e 4-0, com golpes de fundo potentes e largadinhas perfeitas.
Ação foi ajuizada por nove pessoas afetadas pela extração de sal-gema. A empresa ainda pode recorrer da decisão.
Concluída a desintrusão, tem início a fase de consolidação, com implementação de medidas para impedir retorno dos invasores.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google