Detentos fazem motim em penitenciária de Franco da Rocha, em SP

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Detentos da Penitenciária I de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, fizeram um motim na unidade no fim da manhã de hoje (20). Ainda não há informações sobre feridos, nem sobre as causas do tumulto.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o motim foi controlado e a situação ficou estabilizada. Não houve reféns.
O Grupo de Intervenção Rápida, formado por agentes penitenciários, está atuando no local.
Neste momento, disse a secretaria, está sendo feito um levantamento sobre os danos que ocorreram em dois dos pavilhões.
Por meio de nota, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado São Paulo (Sifuspesp) afirmou que a rebelião em Franco da Rocha “é uma tragédia anunciada há anos”.
“Desde 2022, o Sifuspesp vem alertando os candidatos ao governo do Estado de São Paulo e todas as autoridades para um iminente caos no sistema prisional decorrente do sucateamento das unidades e do déficit de um terço dos policiais penais. Hoje, após uma escalada de violência contra os servidores, aumento de motins e mortes e com o assustador número de 18 fugas do regime semiaberto somente entre dezembro de 2023 e maio de 2024, pela primeira vez depois de quatro anos um presídio paulista registra uma rebelião. A situação, longe de ser um ponto fora da curva, é o resultado da inércia de várias gestões do governo estadual, que ignora os alertas e coloca em risco a vida de servidores e da população”, diz a nota do sindicato.
Para o Sifuspesp, há uma escalada da violência no sistema prisional paulista. “Nos primeiros cinco meses de 2024, foram registradas 203 agressões a policiais penais, um aumento de 276% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de assassinatos dentro das unidades prisionais quase triplicou no mesmo período, saltando de 5 para 14, evidenciando a perda do controle do Estado dentro de seus presídios. Essa explosão de violência é consequência direta do descaso com a segurança pública”, denunciou o sindicato.
Segundo informações disponibilizadas no site da Secretaria de Administração Penitenciária, a Penitenciária I de Franco da Rocha tem capacidade para 914 detentos, mas possui atualmente 1.398 pessoas.
 
Edição: Kleber Sampaio
Estados Unidos, Paraguai e Uruguai são os principais destinos do produto, representando metade (51%) do total exportado.
“Estamos preocupados com o fato de que a amplitude da opinião do tribunal complicará os esforços para resolver o conflito”, o Departamento de Estado norte-americano.
Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de SP diz que rebelião “é tragédia anunciada. Hoje, após violência contra servidores, pela primeira vez em quatro anos um presídio paulista registra um motim.”
Estimativa é que pelo menos 114 pessoas morreram durante os protestos contra cotas que reservam 30% das vagas em concursos públicos para famílias que lutaram pela independência do país.
“Sim, houve alguns problemas significativos na manhã de hoje, mas tudo foi muito bem resolvido”, disse o porta-voz do Comitê Olímpico Internacional, Mark Adams. “Foi um ensaio muito bom”.
Empresa diz que está trabalhando junto à CrowndStrike para desenvolver uma solução, mobilizando centenas de engenheiros e especialistas para atuar diretamente com os clientes e restaurar os serviços.
Com sete telões, Fanfest acompanhará ao vivo desempenho de atletas brasileiros na França. A programação também terá interação com atletas e ex-atletas, megashows e área gastronômica.
Nos Estados Unidos, a Agência de Defesa Cibernética alertou sobre os riscos de se cair em ações maliciosas.
Doença, que pode ser silenciosa, é o tipo mais agressivo das hepatites virais, podendo causar cirrose, câncer e até mesmo levar à morte.
Exame serve para a revalidação dos diplomas de medicina, tanto estrangeiros quanto brasileiros, que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.