Desmatamento na Amazônia registra maior queda do ano em novembro
Ex.Saúde, Presidente, Governo
Em novembro, a Amazônia registrou a maior queda na taxa de desmatamento de todo o ano. Levantamento do Imazon, consolidado a partir do monitoramento por satélites, indica que a perda de vegetação foi de 116 quilômetros quadrados (km²), 80% a menos do que a área calculada em 2022, quando atingiu 590 km². Esse também foi o menor patamar de desmatamento alcançado em novembro deste 2017.
No acumulado de janeiro a novembro, o desmatamento teve redução de 62%, passando de 10.286 km² em 2022 para 3.922 km², a menor derrubada para o período desde 2017. A taxa ainda preocupa, já que representa 1,2 mil campos de futebol de floresta por dia.
O Imazon observa que o Pará, o Amazonas e Mato Grosso são os estados onde há mais casos, quando analisado o período de janeiro a novembro deste ano. Apesar de terem registrado quedas significativas no desmatamento, as três unidades federativas respondem por 74% da área devastada. Rondônia, Acre e Maranhão também registraram redução. Além disso, a organização constatou aumento no desmatamento em três estados: Amapá (240%), Tocantins (33%) e Roraima (27%).
O Imazon também acompanha os avanços ou recuos relacionados à degradação florestal provocada por queimadas ou pela extração madeireira, além dos índices de desmatamento, ou seja, a perda total da vegetação nativa. Em novembro, pelo segundo mês consecutivo, a degradação teve aumento na Amazônia, passando de 739 km², em 2022, para 1.566 km², este ano. Uma alta de 112% de um ano para o outro.
O estado mais afetado pela degradação foi o Pará, que concentrou 70% desse dano ambiental em novembro, seguido de Maranhão (12%), Amazonas (8%), Mato Grosso (6%) e Rondônia (4%). Ao longo do ano, também houve aumento na degradação em fevereiro, março, maio e outubro.
De janeiro a novembro, a degradação também diminuiu. O dano ambiental passou de 9.127 km², em 2022, para 5.042 km², em 2023, uma redução de 45%. Nesse caso, a redução foi menor do que a do desmatamento. O fator a que se atribui a queda foram as queimadas no Amazonas e Pará, que alarmaram todo o país, já que a fumaça chegou densa a municípios como Manaus e Santarém.
Edição: Fernando Fraga
Apesar de terem registrado quedas significativas no desmatamento, Pará, Amazonas e Mato Grosso respondem por 74% da área devastada. Rondônia, Acre e Maranhão também registraram redução.
Miliciano se entregou na noite de domingo (24) na Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro. Ele estava foragido desde 2018 e havia doze mandados de prisão contra ele.
Ações foram direcionadas principalmente à conscientização quanto à importância do uso dos itens obrigatórios de segurança.
Ajuste do preço é resultado da análise dos fundamentos dos mercados externo e interno frente à estratégia comercial da Petrobras, implementada em maio de 2023.
Ministério da Defesa da Rússia informou que Ucrânia usou mísseis para atacar o porto de Teodósia, na Crimeia, e que o navio de desembarque Novocherkassk foi danificado.
Certame terá com 916 vagas e 5.496 vagas para cadastro de reserva. Pela primeira vez, a empresa reserva 20% das vagas para pessoas com deficiência.
Em visita às tropas israelenses no norte de Gaza na segunda-feira, Netanyahu disse aos parlamentares de seu partido Likud que a guerra estava longe de terminar.
Expectativa é de redução do IPCA também 2024. Segundo boletim Focus, ano que vem terminará com inflação de 3,91%. Para o PIB, previsão é de crescimento de 1,52% no mesmo ano.
Grupo conseguiu escapar após fazer uma abertura na cerca de arame que circunda a unidade. Fuga foi registrada pela Secretaria de Segurança como evasão e roubo no 30º DP.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google