Dengue: GO e DF já receberam doses para crianças de 10 e 11 anos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Goiás e o Distrito Federal já receberam as doses contra a dengue destinadas a crianças de 10 e 11 anos. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, até o fim de março todos os 521 municípios brasileiros selecionados devem receber as doses destinadas a esse público inicial. À medida em que novos lotes forem chegando ao país, a pasta vai ampliar a faixa etária a ser imunizada, até chegar aos 14 anos.
Em entrevista coletiva, a secretária lembrou que o Brasil é o primeiro país no mundo a incorporar a imunização contra a dengue na rede pública. “Estamos celebrando muito esse dia”, disse. “A primeira dose [contra a dengue] em um sistema público de saúde do mundo vai ser feita no Brasil hoje”, completou.
Ethel destacou, entretanto, que a previsão do ministério é de que os casos da doença no país ultrapassem os 4 milhões este ano. “Nunca chegamos a esse número. Por isso a preocupação”, reforçou. “A dengue é uma doença que conhecemos. O controle do vetor é difícil, por isso a vacina é uma conquista. Mas precisamos diminuir os óbitos”.
Segundo a secretária, os sinais de alerta para a doença incluem vômitos persistentes e dor abdominal. Nesses casos, a orientação é buscar um serviço de saúde o mais rápido possível. Como o tratamento para a dengue consiste basicamente na hidratação do paciente, ela destacou: qualquer sinal que impeça a pessoa de estar hidratada é um sinal para procurar auxílio médico.
Ethel afirmou que a pasta não vai interromper as atividades relativas à imunização contra a dengue durante os dias de folia e que a distribuição de novas doses vai acontecer mesmo em meio ao carnaval. “Estamos dependendo da empresa”, disse, ao se referir ao laboratório Takeda, fabricante da Qdenga.
As 212 mil doses distribuídas entre o Distrito Federal e Goiás chegaram na tarde da última terça-feira (6). “Deu para esses dois estados”, informou a secretária. Segundo ela, um novo quantitativo, que chegou na tarde dessa quinta-feira (8), será liberado ao longo dos próximos dias para mais municípios.
“Iniciamos a operação com 10 e 11 e vamos ampliando a partir do momento em que as doses chegarem”, reforçou Ethel. “Dependemos da produção da empresa. Eles enviaram o cronograma, mas não sabemos se será efetivado. Temos que ter muita cautela”, concluiu.
Edição: Graça Adjuto
Julgamento de policial acusado de matar Jonatha na favela de Manguinhos, foi remarcado para 5 de março. À Agência Brasil, Ana Paula, mãe de Jonatha, espera há quase 10 anos por justiça, 
Valdemar Costa Neto, Felipe Martins e 2 militares serão ouvidos a partir das 14h desta sexta-feira, por videoconferência.
Desfiles carnavalescos no Butantã começam neste sábado (10), a partir das 19h, com as apresentações de 14 escolas de samba do Grupo de Acesso de Bairros 3.
Foliões usavam os objetos para importunar sexualmente mulheres ou, até mesmo, agredir outros participantes dos blocos com disparos de urina, no lugar de água.
Batucadas, feitas pelos tambores chamados de contratempo, são feitas com a palma das mãos, com força e precisão, cadenciando o ritmo. Principal ponto é o bairro da Madre Deus.
Segundo a PM, fuzil do policial disparou e atingiu manifestante. Policial foi preso em flagrante após prestar depoimento. A arma e sua câmera corporal foram recolhidas para investigação.
Mais de 800 pessoas foram mortas em janeiro deste ano. Número é três vezes superior ao registrado em janeiro de 2023, informou a ONU.
Segunda a desfilar será a Barroca Zona Sul, seguida pela Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde e Rosas de Ouro.
Entre os destaques estão o Bloco das Carmelitas, que desfila às 13h em Santa Teresa, e o Embaixadores da Folia, marcado para as 18h no centro. 
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, lembrou que o Brasil é o primeiro país no mundo a incorporar a imunização contra a dengue na rede pública.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.