Defesa Civil alerta para volumes altos de chuva no RS

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu na noite de terça-feira (21) um novo alerta para chuvas intensas no estado, com volumes que podem ficar entre 120 mm e 150 mm na metade sul do estado para os próximos dois dias. 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para o avanço de uma nova massa de ar polar e ainda a formação de um ciclone extratropical no oceano, com a previsão de ventos de até 100 km/h na costa do estado e possível queda de granizo. 
As chuvas vão provocar o aumento no nível de rios e arroios, em especial o Canal de São Gonçalo, que banha a cidade de Pelotas e já se encontra em nível acima da cota de inundação. As cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, Arambaré, Rio Grande e São José do Norte estão em estado de alerta. 
“Modelos e previsões meteorológicas apontam pico de cheias desta terça (21/5) até quinta-feira (23/5), que virão com a mudança da direção dos ventos aliada a chuvas volumosas”, informa a Defesa Civil. 
Além das fortes chuvas, a massa d’água do segundo pico de cheia do Lago Guaíba ainda está em deslocamento para a Laguna dos Patos. “Estamos monitorando o avanço das águas na Lagoa dos Patos e esperamos que o volume do segundo pico do Guaíba passe por Pelotas até quarta-feira [22]”, disse Tamara Beskow, professora de Hidrologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
“A combinação da chegada de bastante água do Guaíba na Lagoa dos Patos [na região de Pelotas e Rio Grande] mais o vento levando essas águas e a quantidade de chuva que pode cair é algo preocupante”, destaca o meteorologista Henrique Repinaldo, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 
Nos últimos dias, o recuo das águas do Guaíba tem revelado um cenário de destruição em Porto Alegre, com toneladas de lixo e lama tomando as ruas da capital gaúcha.
De acordo com o Inmet, “o ciclone extratropical que deve se desenvolver no oceano, na altura da costa gaúcha, vai acentuar o contraste térmico entre o vento quente e úmido de norte e o ar frio de sul, intensificando as tempestades e também aumentando os volumes de chuva previstos”. 
“Essas instabilidades devem ganhar força no decorrer do dia de hoje [quarta-feira], principalmente amanhã [quinta-feira], quando se forma uma nova frente fria”, prevê Dayse Moraes, meteorologista do Inmet. 
Até sexta-feira (24), o mau tempo deve avançar para o norte do estado. “A formação desse ciclone vai ser no oceano e associado a ele a gente tem a frente fria, que é o que vai trazer bastante chuva para o Rio Grande do Sul e vai intensificar os ventos na costa”, complementou.
*colaborou Renato Ribeiro, repórter da Rádio Nacional
Edição: Fernando Fraga
Cada escola que aderir ao programa deve contar com um policial militar da reserva para implementação das propostas. Implantação das escolas busca a promoção da cultura de paz.
Alteração extra, além das cinco tradicionais, ocorrerá em caso de suspeita de traumatismo craniano. Competição começa em 20 de junho e, quatro dias depois, o Brasil estreia contra a Costa Rica.
Contratação de 12 mil novas câmeras portáteis representa aumento de 18% no número de equipamentos disponíveis hoje para os agentes de segurança, diz o governo de São Paulo.
Segundo a secretária de Mudança do Clima, Ana Toni, governo tenta se adiantar, pensando em ações de prevenção. Estiagem deve ser mais severa do que em 2023.
Estão habilitados a despachar no Brasil os novos representantes da Sérvia, do Irã, da Eslováquia, do Timor-Leste, de Botsuana, da Geórgia, de Ruanda e do Benim.
Entre as propostas destacadas durante o ato, estavam algumas relativas aos recursos voltados às compras governamentais para o Programa de Aquisição de Alimentos.
Brasileira e norte-americana estão entre as nove esportistas homenageadas. As novas bonecas são um reconhecimento do impacto do esporte na promoção da autoconfiança para as novas gerações.
Sindicato de trabalhadores que representa esses veículos afirma que a medida configura censura contra a mídia pública – que Milei prometeu acabar desde que assumiu o poder.
Familiares disseram que o homem de 33 anos teve contato com águas das enchentes, mas adotando cuidados necessários, como o uso de botas. Óbito ocorreu no município de Venâncio Aires.
Conselho clerical se apressa para organizar uma eleição antecipada, que pode corroer ainda mais sua legitimidade em meio à crescente insatisfação popular.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.