Decreto reserva 30% das vagas para indígenas nos concursos da Funai
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Governo federal publicou hoje (22) decreto no Diário Oficial da União (DOU), que regulamenta reserva de 30% das vagas para indígenas no concurso para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal na Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Os editais poderão prever pontuação diferenciada aos candidatos que comprovarem experiência com populações indígenas.
Pelo texto, poderão concorrer às vagas reservadas a indígenas os candidatos que se autodeclararem indígenas no ato da inscrição no concurso público, “conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), independentemente de residir ou não em terra indígena”. Além da autoidentificação haverá verificação documental complementar.
O decreto estabelece que os candidatos indígenas que optarem pela reserva de vagas concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no concurso público.
O candidato que optar por concorrer à reserva de vagas poderá, até o final do período de inscrição no concurso público, alterar sua opção por concorrer ou não ao sistema de reserva de vagas para indígenas.
Segundo o decerto, a reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas em concursos públicos para provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da Funai for igual ou superior a três. O texto também diz que a reserva de vagas para indígenas ocorrerá sem prejuízo das demais cotas previstas na legislação.
Em relação à pontuação diferenciada em concursos da Funai para quem comprovar experiência profissional junto a populações indígenas, o decreto diz que a experiência poderá ser em entidades de direito público ou privado, no desempenho de de atividades voltadas à proteção territorial ou etnoambiental para povos indígenas; promoção do etnodesenvolvimento ou de direitos e cidadania de povos indígenas; garantia de segurança alimentar e nutricional de povos indígenas; elaboração de estudos e pesquisas dirigidos à proteção e à promoção dos direitos dos povos indígenas; ou preservação e à divulgação do patrimônio cultural de povos indígenas.
O concurso para a Funai foi autorizado e fará parte do Concurso Nacional Unificado. Serão 502 vagas. Do total, 152 serão destinadas para o ensino médio e 350 para cargos com exigência de nível superior. As remunerações serão de R$ 5.349,07 para o cargo de ensino médio e R$ 6.420,87 para nível superior. A publicação do edital de abertura para o concurso está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.
Edição: Valéria Aguiar
Ajuda destina-se a pagar salários e pensões de funcionários públicos na Cisjordânia, subsídios sociais para famílias vulneráveis e custos de encaminhamentos médicos para hospitais de Jerusalém Oriental.
Na avaliação do historiador Osvaldo Coggiola, decreto contraria Constituição e Código Penal podendo ser questionado na Justiça, nas ruas e acarretar “forte crise política”.
Decisão foi tomada porque os produtos não correspondiam aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos por regulamento técnico, informou o Ministério da Agricultura.
Reserva de vagas para indígenas ocorrerá sem prejuízo das demais cotas previstas na legislação para outros grupos vulneráveis, diz decreto.
De 2010 a 2022, a população branca caiu de 47,7% para 43,5%, deixando de ser majoritária. Pardos aumentaram participação de 43,1% para 45,3%.
Militares israelenses determinaram que os moradores de Al-Bureij, no centro de Gaza, se mudem imediatamente para o sul, indicando novo foco do ataque terrestre.
Lei de Proteção de Dados Pessoais tem baseado sentenças civis, sobre direito do consumidor e trabalhistas. Em 2023, foram mais de 1.200 decisões.
Familiares e amigo citam reservas extrativistas e a habilidade da união como ações que mostraram que o sindicalista era, na verdade, um visionário.
Corpos, encontrados por um colega de trabalho, apresentavam fraturas nos braços e pernas. Mineiros não teriam conseguido escapar de detonação controlada.
Atual campeão da Copa Libertadores, o Tricolor das Laranjeiras entra em campo a partir das 15h (de Brasília) desta sexta-feira (22) para buscar a inédita conquista.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google