Decisões monocráticas são “imperativo”, diz Barroso em balanço de 2023

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que as decisões monocráticas (individuais) são um “imperativo da realidade” para que a Corte tenha um funcionamento regular.
Barroso frisou que, diante das diversas competências do Supremo, “seria simplesmente inviável que todas as decisões monocráticas viessem a plenário, não tem como funcionar, seria materialmente impossível”.
A declaração foi dada em meio ao balanço de fim de ano no Supremo, durante a última sessão plenária do ano, em que tradicionalmente se encerram os trabalhos regulares e que marca o início do plantão durante o recesso judicial.
De acordo com os números apresentados por Barroso, das 101.970 decisões proferidas em 2023 pelo Supremo, 83% (84.650) foram monocráticas. Embora ainda sejam grande maioria, as decisões colegiadas aumentaram 34%, segundo o presidente do Supremo.
Os dados refletem o grande número de recursos extraordinários (54 mil) e habeas corpus (12 mil), por exemplo, que foram recebidos ao longo do ano pelo Supremo. “Só poderia ser diferente se reduzisse dramaticamente as competências do Supremo Tribunal Federal”, afirmou Barroso.
O presidente do Supremo frisou que a regra do tribunal é que qualquer decisão monocrática em ações que questionam leis e que envolvam atos de outros poderes seja submetida imediatamente ao plenário. “O padrão desejável é que todas as cautelares que sejam institucionalmente relevantes venham ao plenário”, disse.
Ao todo, o plenário do Supremo julgou 8.527 processos neste ano, sendo 70 em sessões presenciais e os demais de modo virtual. Na Primeira Turma, foram julgados 4.690 processos, enquanto da Segunda Turma foram resolvidos 5.019. Ao todo, foram 17.267 acórdãos (decisões colegiadas) publicados.
Ainda assim, o acervo do Supremo aumentou de 8% neste ano, para 24.071 processos. Barroso atribuiu o fato, entre outras razões, à abertura de 1.362 ações penais relacionadas aos atos golpistas de 8 de janeiro. Em 2022, por exemplo, foram abertas apenas três ações penais.
Entre as ações julgadas neste ano, Barroso destacou aquela que declarou a inconstitucionalidade do marco temporal para a demarcação das terras indígenas. Neste julgamento, o Supremo decidiu que a data da promulgação da Constituição não pode ser utilizada para definir a ocupação tradicional da terra por essas comunidades.
O tema causou atritos com o Congresso, que dias após a decisão do Supremo aprovou a volta da tese do marco temporal, em forma de lei. O dispositivo chegou a ser vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas o veto foi derrubado na semana passada.
Ainda em decorrência desse atrito, o Senado aprovou no fim de novembro uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para limitar as decisões monocráticas de ministros do Supremo.
Edição: Valéria Aguiar
Para a organização, Brasil terá crescimento de 1,8% em 2024. Já o Ministério da Fazenda estima expansão de 2,2%.
Cronograma anterior previa mistura para abril de 2025. Antecipação foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Equipamento está sendo construído no sexto edifício do Casas Casadas, conjunto arquitetônico que, hoje, abriga a RioFilme, além de um centro de estudos e pesquisas da PUC-Rio.
Janja diz que empresas donas de redes sociais estão “acima das regras”. Para Lula, desafio é regulamentar sem censurar a liberdade de expressão.
Assim como em 2022, Gael, Theo, Arthur, Heitor, Maria Alice, Alice, Davi e Laura, estão no ranking deste ano, mas ocupando posições diferentes.
Time brasileiros estrearão fora de casa entre 6 e 8 de fevereiro de 2024. O Bragantino pega o Águilas Doradas (Colômbia) e o Botafogo medirá forças contra o vencedor de Aurora (Bolívia) x Melgar (Peru).
Dados refletem o grande número de recursos extraordinários (54 mil) e habeas corpus (12 mil), por exemplo, que foram recebidos ao longo do ano pelo Supremo, diz presidente da Corte.
Homem de 71 anos foi resgatado em maio deste ano, com ferida na perna. Ele era uma espécie de “faz-tudo” em fazenda dos investigados, no município de Presidente Kennedy, litoral sul do Espírito Santo.
“Estamos, no entanto, abertos a qualquer iniciativa que contribua para pôr fim à agressão contra o nosso povo”, afirma o movimento.
Pedido de vista adiou votação na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado de projeto que autoriza cooperativas a explorar serviços de telecomunicações, como telefonia móvel e internet.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google