Copa Davis: Brasil derrota Suécia e retorna à elite do tênis mundial

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Brasil está de volta à elite da Copa Davis, a “Copa do Mundo” do tênis masculino. Em jogos realizados entre sexta-feira (2) e sábado (3), pela fase classificatória do torneio, a equipe brasileira derrotou a Suécia por três vitórias a uma, em uma melhor de cinco partidas – quem ganhasse três primeiros, garantia o triunfo no confronto, disputado na cidade sueca de Helsingborg.
O duelo começou na sexta, com vitória do cearense Thiago Monteiro, número 119 do ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), sobre Karl Friberg (364º), por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (7/5). A Suécia igualou com o triunfo de Elias Ymer (160º) sobre o paulista Gustavo Heide (241º), por 2 a 1 (4/6, 6/1 e 6/3).
Os brasileiros voltaram à frente neste sábado, ao vencerem nas duplas. A parceria do gaúcho Rafael Matos, 57º do mundo entre os duplistas, com o paulista Felipe Meligeni (662º nas duplas, 153º em simples) bateu Filip Bergevi (143º) e Andre Göransson (67º) por 2 sets a 0 (6/2 e 7/5). Depois, Thiago derrotou Ymer por 2 a 1, parciais de 4/6 6/4 e 6/2, recolocando o Brasil na elite da Davis pela primeira vez desde 2015.
“Desde a minha estreia no time, em 2016, era um grande sonho contribuir para isso. O sonho foi realizado, todo o time se empenhou, lutou muito e se entregou até o final. Sem dúvidas, sem o trabalho e o empenho de todos, nada disso seria possível”, comemorou o cearense, ao site da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Até 2018, o grupo de elite da Davis reunia oito países e era disputado em duelos eliminatórios. Cada confronto tinha um anfitrião diferente. A partir de 2019, o torneio passou a ter 16 equipes, divididas em quatro grupos, cada um em uma sede. Os dois melhores de cada chave vão ao mata-mata, que é disputado em um único local – em 2024, será Málaga, na Espanha, em novembro.
Edição: Valéria Aguiar
Em entrevista à Agência Brasil, comunicadora Lia Katz conta como as mulheres desafiaram repressão da ditadura militar e trataram de pautas do movimento feminista.
Com transmissão da Rádio Nacional, Glorioso decepciona torcida que foi ao Bezerrão. Destaque, ainda, às vitórias do Fortaleza na Copa do Nordeste e do Inter no Gauchão.
Pesquisas sobre crenças religiosas na Argentina e no Uruguai apontam para um número crescente de pessoas que se identificam com crenças de inspiração africana. Entre os uruguaios, praticantes dobraram em 12 anos.
Após não se classificarem, brasileiras são convidadas para lugar que seria da África, cujo torneio regional não atendeu exigências do Comitê Paralímpico Internacional.
Docente diz que se afastou para fazer um doutorado fora do país. Instituto Federal do Ceará considerou que professora faltou às aulas.
Nísia Trindade, ministra da Saúde, disse que país vive uma epidemia local, e não nacional. A situação é preocupante no Acre, Distrito Federal, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Centro de emergência começa a funcionar.
Expectativa é tradicional bloco brasiliense arrastar de 30 mil a 40 mil foliões na festa deste ano. O bloco faz uma homenagem ao cantor Reginaldo Rossi, que morreu em 2013.
Triunfos de Thiago Monteiro e de Rafael Matos e Felipe Meligeni nas duplas garantem país na primeira divisão da “Copa do Mundo” do tênis pela primeira vez desde 2015.
O bagre dourado é importante para a Mata Atlântica por se alimentar de insetos, de larvas de mosquito, muitos dos quais são vetores de doenças como dengue e febre amarela, diz pesquisador.
Autoridades democratas esperam entre 100 mil e 200 mil votos nas primárias, após um tour pelo estado, com o objetivo de animar os eleitores com vários eventos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google