Com 32,3 mil casos prováveis, MG deve atingir pico da dengue em março

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Minas Gerais deve atingir seu pico de casos de dengue até o mês de março. A previsão foi anunciada nesta terça-feira (23) pelo secretário de Saúde, Fábio Baccheretti. Até o momento, o estado contabiliza 32.316 casos prováveis e 11.490 confirmados, além de 14 mortes em investigação e um óbito confirmado. Há ainda um óbito causado por Chikungunya, outro tipo de arbovirose também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
Durante coletiva de imprensa, o secretário explicou que a explosão de casos não era esperada para 2024, já que 2023 já havia sido classificado como ano epidêmico. Ele lembrou que o comportamento comum da dengue é registrar um ano epidêmico intercalado por três anos com números mais baixos.
“Este ano, vamos completar dois anos consecutivo epidêmicos. Isso é uma novidade”, disse.
Segundo Baccheretti, a maior parte dos casos está concentrada na região central do estado. O secretário também lembrou que o retorno da circulação da dengue tipo 3 no país acende um alerta para casos mais graves da doença. A preocupação se deve ao fato de que a chamada dengue grave acontece, geralmente, quando a pessoa é infectada mais de uma vez, o que pode acontecer quando há um novo sorotipo circulando.
“Teremos um ano epidêmico difícil no estado de Minas Gerais. Não há dúvidas quanto a isso”, concluiu o secretário, ao citar 600 municípios com casos de dengue até o momento em todo o estado, sendo mais de 150 deles com incidência classificada como alta ou muito alta de casos.
Edição: Valéria Aguiar
Em Goiás, está em vigor lei que tem como uma das diretrizes a garantia de que o Estado deve fornecer à mãe exame de ultrassom “contendo os batimentos cardíacos do nascituro”.
Futuro ministro frisou que dará importância para o tema da segurança pública que, nas palavras dele, trava o desenvolvimento harmônico do país e a convivência social pacífica.
Até o momento, o estado contabiliza 11.490 casos confirmados em 600 municípios, sendo mais de 150 deles com incidência classificada como alta ou muito alta.
“Não descansaremos enquanto não houver justiça”, escreveu a ministra Anielle Franco, nas redes sociais.
Companhia foi anunciada após 200 pessoas atacarem grupo indígena pataxó-hã-hã-hãe que desde o último sábado ocupa fazenda na cidade de Potiguará, no sudoeste baiano.
Desde 2003, havia consultas para revisão do termo favela, e a aceitação foi unânime. O termo era vinculado a uma reivindicação dos movimentos populares por reconhecimento e identidade, diz o IBGE.
Projeto foi lançado por pesquisadores do Reino Unido no ano passado para permitir que as pessoas sejam diagnosticadas em segundos dentro de cinco anos.
Recursos anunciados hoje somam-se a outros R$ 5 milhões liberados no ano passado para pesquisa e desenvolvimento nacional de uma vacina e novos testes para hanseníase.
Em 22 de janeiro de 1984, em Cascavel, no Paraná, camponeses, pequenos agricultores e excluídos rurais se juntaram no 1º Encontro Nacional dos Sem Terra, evento que marcou a fundação do movimento.
Comando do 2º Distrito Naval está apurando o excesso de pessoas na embarcação no momento do acidente. Barca não estava autorizada a fazer transporte de passageiros.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google