Com 102 mortes, chikungunya tem letalidade maior que dengue no Brasil

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Pelo menos 102 pessoas morreram após serem infectadas pelo vírus Chikungunya no Brasil em 2024. Há ainda 106 óbitos em investigação. Os números foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente da pasta, Ethel Maciel, alertou que a doença registra, neste momento, maior letalidade mesmo quando comparada à dengue.
“Temos 182.873 casos prováveis de chikungunya. Bastantes casos. Temos 102 óbitos confirmados e 106 em investigação. Uma letalidade de 0,06 [para cada 100 mil habitantes]. É importante falar isso porque há uma tendência de se dizer que a chikungunya tem uma letalidade menor que a da dengue e não é isso que os dados estão mostrando neste momento”, disse. A letalidade da dengue no Brasil, de acordo com o boletim mais recente, é de 0,05 óbito para cada 100 mil habitantes.
“A gente precisa chamar a atenção também para o cuidado com chikungunya que, além de sequelas importantes que temos verificado nas pessoas, ela também tem uma letalidade que é, neste momento, maior que a da dengue. Não são os números absolutos, mas a letalidade, a relação entre aqueles que adoecem e aqueles que morrem. É preciso prestar também muita atenção na chikungunya.”
O vírus Chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aedypti, que também é vetor da dengue e da zika.
Edição: Juliana Andrade
Já foram apresentados 117 projetos, que passarão por uma triagem. Bancada pretende discutir a suspensão da dívida do estado com a União por 36 meses, anunciada pelo governo federal.
Enquanto Maranhão e Mato Grosso tendem a uma estabilidade de casos da doença, as demais unidades da Federação devem ter redução.
Detalhes da medida serão dados na visita do presidente Lula ao estado, nesta quarta-feira, quando anunciará mais ajuda à população.
Presidente do Supremo exemplificou que a ferramenta já é usada no agrupamento de processos por tipo e no enquadramento de casos em teses de repercussão geral.
Enquanto a letalidade da dengue é de 0,05 óbito para cada 100 mil habitantes, a da chikungunya é de 0,06 por 100 mil. Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde.
PNE é um plano decenal que determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional entre o período de 2014 e 2024.
Primeiro qualificatório começa em Xangai (China) na próxima quinta-feira (16), última oportunidade para os atletas do break, escalada, skate e ciclismo garantirem a vaga olímpica.
Comissão de Biodiversidade terá nova composição no segundo semestre de 2024. Edital de chamamento deve ser lançado ainda este mês.
Segunda fase da Operação Sepsis – Óleo na Rede investiga crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.
Agência Brasil ouviu especialistas em ecologia e conservação da PUC-RS e da UFRGS. Expectativa de recuperação é mais rápida para espécies da região de planície, do que da região serrana.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google